
O Real Madrid perdeu dois pontos no empate por 1 a 1 com o Osasuna no sábado, no qual Jude Bellingham foi expulso, mas se manteve na liderança da La Liga depois que o Atlético de Madrid empatou por 1 a 1 com o Celta de Vigo.
Os campeões espanhóis abriram o placar com Kylian Mbappe antes do árbitro mostrar o cartão vermelho ao inglês Bellingham por discordância no final do primeiro tempo.
Ante Budimir empatou para o anfitrião Osasuna de pênalti aos 58 minutos, quando o time de Carlo Ancelotti sofreu a terceira partida consecutiva do campeonato sem vitória.
O Atlético de Madrid, que também jogou com 10 homens depois que Pablo Barrios foi expulso logo aos sete minutos, não conseguiu capitalizar e continua um ponto atrás dos Blancos, mas o Barcelona pode empatar com o Real Madrid se vencer o Rayo Vallecano na segunda-feira.
Bellingham insistiu que estava expressando sua frustração e não insultando o árbitro.
“Acho que vocês podem ver claramente no vídeo, lembro-me muito bem do incidente, foi uma expressão para mim mesmo”, disse ele aos repórteres.
“Eu nem estou me dirigindo ao árbitro, mas obviamente houve um mal-entendido. Ele acreditou que eu disse (algo insultuoso) a ele…
“Não houve intenção de insultá-lo, não houve insulto.”
O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, disse que estava feliz com o desempenho do seu time, apesar da perda de pontos.
“Futebolisticamente, começamos muito bem e terminamos bem, apesar de termos um jogador a menos”, disse Ancelotti.
O italiano fez algumas rotações pensando no confronto de volta do playoff da Liga dos Campeões contra o Manchester City, no meio da semana, com Rodrygo descansando e Brahim Diaz tendo uma rara oportunidade de ser titular.
Os Blancos controlaram o jogo desde o início, movimentando a bola rápido demais para que o Osasuna conseguisse se firmar.
O Madrid não teve que esperar muito para estrear, com Mbappé marcando após cruzamento de Fede Valverde, seu sétimo gol nas últimas cinco partidas da La Liga.
‘ÁRBITRO ESTAVA NERVOSO’
O jogo mudou quando Bellingham foi expulso no minuto 39. O internacional inglês trocou palavras com o árbitro Jose Munuera Montero, que então pegou seu cartão vermelho.
Ancelotti disse que Bellingham não deveria ter sido demitido.
“Acho que com o cartão vermelho de Bellingham (o árbitro) não entendeu bem o inglês… Não acho que seja algo ofensivo”, disse Ancelotti aos repórteres.
“Acho que o cartão vermelho foi dado porque o árbitro estava nervoso… Bellingham não fez nada hoje para ter sido expulso, absolutamente nada.”
O Madrid reclamou muito da arbitragem espanhola nas últimas semanas, rotulando-a de “fraudada”, e ficou ainda mais frustrado com Munuera Montero no segundo tempo.
O Osasuna empatou antes dos 15 minutos, com Budimir convertendo pênalti, depois que Eduardo Camavinga acertou um gol tardio sobre o atacante croata.
O pênalti de Budimir foi seu 13º gol na temporada, atrás apenas de Robert Lewandowski e Mbappé, do Barcelona, com 17, na classificação.
Mbappé teve uma última chance nos acréscimos, mas o goleiro do Osasuna, Sergio Herrera, defendeu seu chute com força.
Depois de jogar por quase uma hora com 10 homens, o Manchester City espera ter um desempenho ruim para o Madrid na quarta-feira, quando os times se enfrentam no Santiago Bernabéu.
‘GLADIADORES’
O empate do Atlético com o Celta foi condicionado pelo cartão vermelho exibido a Barrios aos sete minutos por uma entrada imprudente em Pablo Duran.
Iago Aspas colocou o Celta na frente no segundo tempo, de pênalti, mas o goleiro do Atlético, Alexander Sorloth, resgatou um ponto para os Rojiblancos.
“O time voltou a ter gladiadores, jogar 90 minutos com um jogador a menos é muito duro”, disse o técnico do Atlético, Diego Simeone, que não discordou da decisão de demitir Barrios.
“Foi um cartão vermelho, estava claro”, acrescentou.
O Atlético lutou muito no primeiro tempo e frustrou o Celta, que teve mais posse de bola, antes de empatar após pênalti convertido por Aspas.
“Quando ficamos com 10 homens é muito difícil… o time tentou de tudo”, disse o meio-campista do Atlético Koke ao DAZN.
“Defendemos bem, sofremos quando foi preciso. Obviamente ainda estamos na luta pelo título.”
O Valencia, 17º colocado e lutando contra o rebaixamento, reagiu e empatou por 1 a 1 com o quinto colocado Villarreal em um clássico da costa leste.