A África do Sul partiu o coração do Marrocos ao derrotar o país melhor classificado por 2 a 0 no Stade Laurent Pokou na Copa das Nações Africanas de 2023 (AFCON), na noite de terça-feira. A vitória permite ao Bafana Bafana se classificar para as quartas de final da competição, onde enfrentará Cabo Verde.A partida começou com ambas as equipes determinadas a trazer o seu melhor jogo.
Bafana Bafana não se conteve na etapa inicial e mostrou um ataque forte.
No entanto, durou pouco, já que o lateral marroquino Achraf Hakimi rompeu facilmente a defesa de Bafana Bafana após receber um passe direto da ala.
A ação levou a África do Sul a conceder um escanteio pouco antes de atingir a marca dos 15 minutos, mas foi capaz de lidar com o perigo rapidamente, já que Ronwen Williams estava em alerta máximo.
Marrocos aproveitou o impulso a partir daí e continuou a lançar ataque após ataque em Bafana Bafana.
Pouco depois, Teboho Mokoena fez uma impressionante tentativa de gol ao acertar um chute forte de fora da área e forçar a defesa do goleiro do Atlas Lions, Yassine Bounou.
Bafana Bafana faria outra tentativa de gol no espaço de minutos, mas falhou quando o remate de Percy Tau passou por cima da barra.
Pouco antes da meia hora, Aubrey Modiba pegou Hakimi e recebeu um cartão amarelo.
Grant Kekana também receberia um cartão amarelo para Bafana Bafana logo depois, o que deixou o time na defensiva, já que dois defensores cruciais tiveram que agir com cuidado devido às suas advertências.
Teboho Mokoena foi um jogador que se destacou no encerramento do segundo tempo da África do Sul, rompendo a defesa marroquina e pressionando continuamente para manter a posse de bola.
A segunda parte viu acontecerem as partes mais cruciais da partida, com o jogo a ficar muito mais aberto.
A África do Sul finalmente rompeu a defesa dos Leões do Atlas através de Evidence Makgopa, que chutou para o canto inferior da rede aos 57 minutos.
Aos 80 minutos, acontecimentos dramáticos aconteceram quando a bola bateu no braço de Mothobi Mvala na grande área e o pênalti foi marcado.
Hakimi avançou para a base, mas não conseguiu converter quando seu chute acertou a trave.
A África do Sul manteve a vantagem de um gol faltando cinco minutos para o final do jogo.
Sofyan Amrabat foi expulso para o Marrocos nos acréscimos ao fazer falta em Mokoena, que tentava marcar.
Um livre foi concedido fora da área, cobrado por Mokoena e ele marcou – dobrando a vantagem do Bafana Bafana e garantindo sua vaga nas quartas de final do torneio.
Marrocos (0)
África do Sul (0) 2 (Makgopa 57′, Mokoena 90+5′)
Marrocos: Y. Bounou, A. Hakimi, N.Aguerd, R. Saiss, N. Mazraoui (Y. Attiyat Allah 76′), A. Ounahi, S. Amrabat, S. Amallah, (I. Saibari 60′) A Adli (A. Harit 60′), Y. En-Neysri, A. Ezzalzouli
África do Sul : R. Williams, K. Mudau, G. Kekana, M. Mvala, A. Modiba, S. Sithole (T. Monare 87′), T. Mokoena, P. Tau, T. Zwane (T. Maseko 70′ ‘), T. Morena, E. Makgopa (Z. Lepasa 72’)