Angola e Lesoto jogaram um thriller de seis gols no Estádio Moses Mabhida em sua última partida da fase de grupos da Copa COSAFA 2023 na tarde de quarta-feira, com o Black Antelopes registrando uma vitória por 4-2 no processo.
Com o jogo a terminar 2-2 ao intervalo, golos na segunda parte de Manu Gonçalves e Osvaldo Moseka deram a Angola uma vitória de consolação em Durban.
Lesoto dominou as primeiras partidas da partida e deu a conhecer as suas intenções desde o primeiro apito. Ao jogar alto no campo, a falta de bola do Lesoto muitas vezes incomodou a defesa angolana.
A pressão do Likuena valeu a pena aos três minutos, quando Tumelo Makha abriu o placar para o seu país.
Ao colocar o zagueiro adversário sob pressão, Makha roubou a bola do adversário antes de avançar para dentro da área e, posteriormente, colocar a bola no fundo da rede com uma finalização calma de pé esquerdo.,
Lesoto jogou com vigor depois de assumir a liderança e se aventurar com confiança em busca do segundo gol.
Em resposta, Angola procurou acertar no contra-ataque do Likuena, mas não conseguiu aproveitar ao máximo as chances de gol aos 15 minutos.
No entanto, os Black Antelopes empataram a partida aos 20 minutos, quando o goleiro Mosoeu Seahlolo não conseguiu segurar o poderoso cabeceamento de Cesar Cangue em direção ao poste próximo.
Depois de abrir caminho pelo flanco direito, Antonio Lopes fez um cruzamento perfeito, que foi recebido pelo ataque.
MOSEKA ENTRA NA DIVERSÃO
Angola assumiu a liderança pouco antes da marca da meia hora, com Moises Amor acrescentando seu nome ao placar de gols.
Ao acertar um chute de cabeça dentro da área de Lesoto após uma cobrança de falta, o primeiro voleio do zagueiro pegou o goleiro adversário desprevenido.
No entanto, o Lesoto continuou a lutar e empatou as coisas pouco antes do intervalo, quando o remate venenoso de Rethabile Mokokoane bateu Teodoro Tchinssingui na baliza.
Angola começou a segunda parte como a melhor das duas equipas e conseguiu chegar ao marcador cinco minutos após o intervalo.
Achado por Enoque Tula na entrada da área, Manu Gonçalves não errou no chute do meio da área.
O jogo chegou a um período cafona quando a marca da hora se aproximava, sem que nenhum dos lados conseguisse manter suas chances de gol. No entanto, o Likuena superou ligeiramente o adversário no que diz respeito à posse de bola.
Apesar de ter menos posse de bola, Angola aumentou a vantagem aos 86 minutos, com o substituto Osvaldo Moseka no segundo tempo entrando na brincadeira.
Depois de um lance marcante da esquerda para a área, Moseka se viu no lugar certo para colocar a bola no fundo da rede com um remate de pé lateral.
Angola: (2) 3 (Cesar Cangue 20′ Amor 28′ Gongalves 50′ Moseka 86′)
Lesoto: (2) 2 (Makha 3′ Mokokoane 44′)
Angola: Tchinssingui, Dianzenza, Amor, Canji, Chitanga, Enoque, Walter (Congolo 45′), Lopes (Moseka 72′), Direito (Abrao 72′), Manu, Cesar Cangue Lesoto: Seahlolo, Mokokoane, Tseka, Makhetha
, Malane (Senkoto 70′), Toloane, Mkwanazi (Lesaoana 45′), Sefali (Mokhachane 45′), Fothoane, Makha (Sera 81′), Lebina (Bereng 45′)