Angola derrotou a vizinha Namíbia por 3-0 num jogo dos oitavos-de-final da Taça das Nações Africanas de 2023, no Stade de Bouake, em Bouake, na noite de sábado.
Assim, as Palancas Negras chegaram aos quartos-de-final do torneio continental pela terceira vez. Eles enfrentarão Nigéria ou Camarões nas oitavas de final, no dia 2 de fevereiro, no Estádio Felix Houphouet Boigny, em Abidjan.
A Namíbia, por outro lado, foi eliminada do torneio depois de chegar à fase eliminatória pela primeira vez este ano. Os Bravos Guerreiros agora viajarão de volta para casa com a cabeça erguida.
Os Brave Warriors procuraram jogar atrás da defesa do Black Sable Antelopes que viu o guarda-redes Neblu sair e manusear a bola fora da área e foi expulso aos 17 com Angola reduzida a 10 jogadores.
Apesar de estar em desvantagem numérica, Angola lançou ataques e quebrou aos 38 minutos, após um belo golo da equipa. Fredy assistiu Gelson Dala, que marcou com um simples toque de perto e deu a Angola uma vantagem de 1-0.
A Namíbia também ficou reduzida a 10 jogadores aos 40 minutos, quando Lubeni Haukongo foi expulso após receber o segundo cartão amarelo no jogo. Dois minutos depois, Gelson Dala completou dois gols ao cabecear na cobrança de falta de Fredy e Angola vencia por 2 a 0 no intervalo.
Os Brave Warriors foram forçados a avançar em grande número após o início, enquanto tentavam recuar. No entanto, voltou a sofrer aos 66 minutos, após um ataque rápido de Angola, cuja vitória por 3-0 foi selada por Mabululu, que marcou com uma finalização sublime.
Angola (2) 3 (Gelson Dala 38′, 42′, Mabululu 66′)
Namíbia 0
Angola: Neblu, Afonso, Gaspar, Buatu-Mananga, Carneiro, Estrela (Signori 20′), Show, Fredy (Zini 70′), Gilberto (Keliano 70′), Dala (Luvumbo 84′), Mabululu (Bela 84′) .
Namíbia: Kazapua, Kamberipa, Amutenya (Gerbhardt 60′), Haukongo, Hanamub, Muzeu (Kambato 70′), Katua (Shitembi 60′), Petrus, Hotto, Tijueza (Iimbondi 23′), Shalulile