O Arsenal venceu por 2 a 0 o Luton na quarta-feira, tirando o Liverpool do topo da tabela da Premier League, mais uma vez liderando uma emocionante disputa pelo título a três.
O capitão dos Gunners, Martin Odegaard, abriu o marcador a meio da primeira parte e um autogolo pouco antes do intervalo deu uma vantagem à muito alterada equipa da casa.
O resultado eleva o Arsenal a 68 pontos – um à frente do Liverpool de Jurgen Klopp, que recebe o último colocado, o Sheffield United, na quinta-feira.
Ainda na quarta-feira, Phil Foden marcou três gols na vitória do atual campeão Manchester City sobre o quarto colocado Aston Villa por 4 a 1 e empatando em pontos com o Liverpool.
“Queremos estar no topo – vencer os nossos jogos é a única coisa que podemos fazer”, disse o técnico do Arsenal, Mikel Arteta, à BBC.
A professional performance in N5 🙌 pic.twitter.com/qzeu0cETnr
— Arsenal (@Arsenal) April 3, 2024
“Conseguimos rodar e renovar um pouco a equipe”, acrescentou. “Aqueles que entraram se saíram muito, muito bem.”
Os homens de Arteta, com a ausência do artilheiro Bukayo Saka, dominaram a posse de bola nos primeiros momentos no Emirates, mas criaram poucas oportunidades claras diante de uma multidão expectante.
Mas abriram o marcador aos 24 minutos, graças a um belo remate de pé esquerdo de Odegaard.
Emile Smith Rowe, que tem sido uma figura periférica nesta temporada, desbancou o preguiçoso Pelly Ruddock Mpanzu no campo dos visitantes.
Ele alimentou Odegaard, que fez uma dobradinha com Kai Havertz antes de acertar a bola para marcar seu décimo gol na temporada.
IMPACTO SMITH ROWE
O Arsenal aumentou a vantagem aos 44 minutos, graças a um gol contra do zagueiro do Luton, Daiki Hashioka, que marcou contra a própria rede após mais um bom trabalho de Smith Rowe na esquerda.
A equipa da casa, a jogar em segunda velocidade, fez apenas três remates à baliza na primeira parte, mas valeu a pena a vantagem.
A maior parte do segundo tempo foi tranquila, embora Luton tenha entrado mais no jogo, procurando uma abertura para voltar à disputa.
Arteta trouxe o meio-campista Declan Rice e o atacante Eddie Nketiah, apresentando Gabriel Martinelli a 15 minutos do final.
O substituto do Arsenal, Takehiro Tomiyasu, esteve perto, desviando ao lado, e Nketiah forçou uma defesa do lutador Thomas Kaminski nos minutos finais.
Eles não conseguiram marcar o terceiro, mas terminaram o jogo com poucos alarmes.
Os Gunners, que não são campeões ingleses desde 2004, ditaram o ritmo durante a maior parte da temporada passada, antes de fraquejarem à medida que a linha de chegada se aproximava.
Mas, acrescentando aço ao seu estilo, eles já venceram nove dos últimos 10 jogos do campeonato, com a única falha nessa sequência sendo um empate sem gols contra o City, no domingo.
O Arsenal, que sofreu apenas quatro gols no campeonato em 2024, viaja para Brighton no sábado, antes de receber o Villa no dia 14 de abril.
Entre essas partidas, eles recebem o Bayern de Munique na primeira mão das quartas de final da Liga dos Campeões.
A derrota para o esgotado Luton deixa a equipe de Rob Edwards em terceiro lugar na última divisão da primeira divisão inglesa, a três pontos da segurança e enfrentando um retorno imediato ao campeonato.
Brentford empatou em 0 a 0 com Brighton e ficou ainda mais longe da zona de rebaixamento.