O Arsenal manteve a busca pelo título da Premier League com gols de Bukayo Saka, Kai Havertz e Leandro Trossard garantindo uma vitória magistral por 3 a 0 sobre Brighton e Hove Albion, que os levou de volta ao topo da tabela no sábado.
A vitória anterior do Manchester City deixou o Arsenal em terceiro lugar, mas eles responderam de forma enfática para superar o que parecia ser um obstáculo complicado com estilo.
A décima vitória do Arsenal nos últimos 11 jogos do campeonato colocou o time com 71 pontos em 31 jogos. O Liverpool, que joga fora de casa contra o Manchester United no domingo, está com 70 anos, assim como o campeão Manchester City. A diferença de gols do Arsenal também é significativamente melhor do que a de seus dois rivais pelo título.
Brighton começou forte, mas o Arsenal logo se acalmou, e Saka converteu um pênalti aos 33 minutos, depois que Tariq Lamptey foi julgado por ter acertado Gabriel Jesus na área.
O Arsenal foi uma ameaça constante no ataque e os adeptos visitantes estiveram em plena voz depois de Kai Havertz ter marcado à queima-roupa, após defesa de Jorginho, aos 62 minutos.
O ex-jogador do Brighton, Trossard, como reserva, somou os pontos no final do jogo, após sofrer um gol.
Foi a primeira derrota do Brighton em casa no campeonato desde agosto.
“A atitude e o ritmo de trabalho dos rapazes são fenomenais e todos colocaram tudo nesse jogo – é por isso que temos sucesso neste momento”, disse Havertz.
“Para ser sincero, não falamos sobre (a vitória do City). Tentamos nos concentrar em nós mesmos e vencer o jogo, isso é mais importante do que olhar para os outros jogos agora.
“Temos que vencer os nossos jogos e ver onde isso nos leva. Temos que seguir em frente, temos outro grande jogo a meio da semana”.
Brighton colocou o último prego no caixão das esperanças de título do Arsenal na temporada passada, quando os Gunners sofreram um colapso no final da temporada. Mas a equipa de Mikel Arteta está numa forma implacável.
Eles não sofreram gols nos últimos cinco jogos fora de casa, marcando 20 gols no processo, e no fim de semana passado mostraram seu caráter com um empate em 0 a 0 em Man City.
Os adeptos do Arsenal cantaram debaixo da chuva da costa sul no final e, embora a sua equipa ainda tenha jogos difíceis pela frente, o primeiro título desde 2004 parece agora ao seu alcance.