Bafana Bafana encerrou seu torneio da Copa das Nações Africanas (Afcon) de 2023 ao terminar em terceiro lugar no Estádio Felix Houphouet-Boigny na noite de sábado, depois de derrotar a República Democrática do Congo por 6-5 nos pênaltis. A vitória sobre a RD Congo garante que a África do Sul conquistará a medalha de bronze pela primeira vez desde 2000.
A partida começou com a República Democrática do Congo mostrando uma grande exibição de seu futebol ofensivo enquanto o Bafana Bafana se acomodava no jogo. A África do Sul então se recuperou e teve seu quinhão de exibições ofensivas, com Evidence Makgopa recebendo um excelente passe de Teboho Mokoena no início do primeiro tempo e chutando para o gol, mas errou. Pouco depois, os Leopardos responderam, mas os seus esforços foram difundidos por Nkosinathi Sibisi.
Uma boa oportunidade surgiu para a RD Congo mais uma vez através de Banza aos 27 minutos, mas o seu remate foi muito fraco e foi confortavelmente defendido por Ronwen Williams. Outra oportunidade surgiu para eles mais uma vez, quando Diangana tentou encontrar Banza no segundo poste, aos 38 minutos, mas o seu remate foi demasiado alto para ser convertido.
Mihlali Mayambela também daria alguma esperança a Bafana Bafana com o pé direito, mas o seu remate foi defendido por Bertaud. No final do primeiro tempo, um cruzamento de Meshack passou pela frente do gol, mas os defensores sul-africanos conseguiram defender corajosamente o ataque. Os primeiros 45 minutos de jogo terminaram sem que nenhuma equipe conseguisse abrir o placar.
O segundo tempo seguiu um padrão semelhante ao primeiro, com ambas as equipes tentando marcar, mas desperdiçando oportunidades. A África do Sul manteve mais posse do que a RD Congo. Silas fez um remate promissor, mas não conseguiu aproveitar o erro de Williams ao perder a bola e deixar a rede exposta. A possibilidade de prorrogação continuou surgindo, já que a partida seguiu a mesma tendência de ambas as equipes não conseguirem chegar ao fundo da rede.
O impasse em tempo integral levou a partida para uma disputa de pênaltis que Bafana Bafana venceu por 6-5 e Williams foi mais uma vez o herói ao fazer duas defesas, dando à África do Sul o terceiro lugar na Afcon de 2023.
África do Sul (0)
RD Congo (0)
(A África do Sul venceu por 6-5 nos pênaltis)
África do Sul: R. Williams, K. Mudau, S. Xulu, N. Sibisi, A. Modiba, T. Mokoena, S. Sithole, T. Morena (T. Mashego 72′), T. Zwane (T. Monare 58 ‘), M. Mayambela (Z. Lepasa 89′), E. Makgopa (O. Appollis 58’)
RD Congo: D. Bertaud, B. Bayeye, C. Mbemba, D. Batubinsika, J. Kayembe, A. Tshibola (O. Mfulu 46′), S. Moutoussamy, T. Bongonda (M. Elia 33′), G. Diangana (Y. Wissa 68′), Silas (F. Mayele 79′), S. Banza (C. Bakambu 79′)