O Barcelona sobreviveu a um segundo tempo nervoso para vencer o Napoli por 3 a 1 na terça-feira e chegar às quartas de final da Liga dos Campeões com 4 a 2 no total.
A equipe de Xavi Hernandez saiu voando dos blocos com gols de Fermin Lopez e João Cancelo, mas depois que Amir Rrahmani reduziu, os catalães começaram a suar.
O campeão italiano Napoli, que empatou em 1 x 1 na primeira mão das oitavas de final, foi finalmente derrotado quando Robert Lewandowski marcou de perto.
É a primeira vez que o Barcelona, quatro vezes vencedor, chega às meias-finais da competição desde 2020, e fê-lo sem o trio de meio-campo lesionado Pedri, Gavi e Frenkie de Jong.
O técnico Xavi Hernandez disse que estava saindo no final da temporada, em janeiro, e seu time está há nove jogos sem derrota após essa decisão.
As estrelas adolescentes Lamine Yamal e Pau Cubarsi foram fundamentais nessa campanha, e ambos se destacaram contra o Napoli em uma noite que ofereceu algum alívio ao Barcelona em meio a uma temporada sombria.
Xavi exigiu que os torcedores transformassem sua casa temporária no Estádio Olímpico, na colina de Montjuic, em uma panela de pressão, e eles obedeceram. Mais de 50.000 espectadores marcaram o maior público do clube nesta temporada.
O Napoli de Francesco Calzona murchou quando o campeão espanhol saiu voando dos blocos.
O ala elétrico Yamal, de 16 anos, fez fortes avanços pela direita e se enrolou nos primeiros momentos.
As melhores chances foram para López e o jovem de 20 anos abriu o placar na terceira tentativa aos 15 minutos.
Cancelo serviu Raphinha, que desviou para López, que desviou para a área.
Embora possa não ter a precisão metronômica de Pedri, o meio-campista oferece impulso e uma vontade insaciável de chutar.
Dois minutos depois, os catalães aumentaram a vantagem sobre os visitantes em estado de choque, com Yamal a iniciar a jogada libertando-se no seu próprio meio-campo no contra-ataque.
O extremo tocou em Raphinha e, apesar de o brasileiro ter acertado na trave, Cancelo correu para rebater.
O Napoli lutou para se recuperar quando Matteo Politano entrou pela direita, com Ronald Araujo jogando-o como lateral.
O extremo italiano cruzou para Rrahmani, que marcou de forma limpa e puxou o Napoli de volta à eliminatória.
O Napoli quase empatou momentos depois, mas o goleiro do Barcelona, Marc-Andre ter Stegen, fez uma excelente defesa, desviando um cabeceamento de Giovanni Di Lorenzo.
Os italianos começaram o segundo tempo com força, com o Barcelona forçado a voltar para o seu meio-campo, limpando a bola sem rumo.
Xavi entrou em ação trazendo Sergi Roberto e Oriol Romeu para os lugares de Lopez e Andreas Christensen, com o objetivo de refrescar o meio-campo e dar um novo impulso à sua equipe.
Raphinha e Lewandowski conseguiram defesas de Alex Meret antes de Yamal marcar à queima-roupa, mas ele estava impedido.
O extremo dinamarquês Jesper Lindstrom cabeceou ao lado para o Nápoles, antes de Lewandowski decidir a eliminatória, depois de Ilkay Gundogan e Sergi Roberto combinarem para o ajudar.
O nervosismo no segundo tempo mostrou que o Barcelona está longe de sua antiga glória, mas em Yamal, Raphinha e Cancelo, em particular, eles têm qualidade para incomodar qualquer possível adversário nas quartas de final.