As jovens estrelas Gavi e Lamine Yamal levaram o Barcelona, sem Dani Olmo após sua licença para jogar ter sido revogada, à final da Supercopa da Espanha com uma vitória por 2 a 0 contra o Athletic Bilbao na quarta-feira.
O meia espanhol Olmo foi liberado para jogar novamente temporariamente antes do jogo, mas a decisão veio tarde demais para que ele ou Pau Victor, na mesma posição, pudessem jogar contra o Athletic, vencedor da Copa do Rei.
Gavi colocou o Barcelona na frente com um chute de curta distância aos 17 minutos e o jovem ponta Yamal marcou o segundo gol logo no início do intervalo.
O campeão espanhol e europeu Real Madrid enfrenta o vice-campeão Mallorca na quinta-feira na segunda semifinal na Arábia Saudita, onde a competição é realizada nos últimos anos.
“O Athletic é um time muito físico, que faz você correr muito. Sofremos principalmente no final, mas conseguimos jogar bem e estamos muito felizes”, disse Yamal à Movistar.
O ponta disse que Olmo e Victor estavam felizes por poderem jogar mais uma vez.
“No final, você fica nervoso quando não pode jogar e, quando recebe uma notícia dessas, você fica muito feliz”, acrescentou Yamal.
O Barcelona, que se classificou como vice-campeão da LaLiga, começou bem e Raphinha chutou por cima após belo cruzamento de Jules Kounde e forçou Unai Simon a fazer uma boa defesa em cobrança de falta.
Não foi nenhuma surpresa quando os catalães abriram o placar com Alejandro Balde cruzando a bola para Gavi, atuando na posição de meia-atacante de Olmo, finalizar.
O jogador de 20 anos apontou para um relógio imaginário em sua comemoração, uma homenagem a Olmo, que costuma fazer o mesmo gesto depois de marcar um gol.
Do outro lado, Inaki Williams demorou muito tempo com a bola e a melhor jogada de ataque do Athletic no primeiro tempo não deu certo.
Yamal, retornando após um problema no tornozelo, deveria ter marcado o segundo gol do Barcelona depois que o chute de Raphinha foi defendido, mas o jovem de 17 anos errou uma tentativa de chute alto.
Wojciech Szczesny, em sua segunda partida como titular no gol do Barcelona, fez uma boa defesa para manter Inaki Williams afastado antes do intervalo.
YAMAL AFIADO
O Barcelona dobrou a vantagem no início do segundo tempo, quando Gavi colocou Yamal em campo, que finalizou com tranquilidade.
O veterano atacante polonês Robert Lewandowski desperdiçou uma ótima chance de marcar o terceiro gol, chutando para fora quando bem posicionado.
O técnico do Atlético, Ernesto Valverde, que foi demitido do comando do Barcelona após uma derrota no mesmo estádio em 2020, colocou Nico Williams em campo para tentar virar o jogo.
O internacional espanhol, muito cogitado pelo Barcelona no verão, não estava em condições de começar, mas teve um impacto positivo saindo do banco.
O ponta deu assistência para Oscar de Marcos marcar, mas o zagueiro do Athletic estava impedido e o gol foi anulado.
Inaki Williams também teve um gol anulado por impedimento depois que um passe ruim de Frenkie De Jong desviou levemente em Alvaro Djalo a caminho do goleiro ganês.
“É uma pena, dado todo o esforço… mas temos coisas boas pela frente e temos que continuar”, disse Inaki Williams.
O Barcelona conseguiu garantir sua vaga na final de domingo, na qual Olmo poderá jogar.
“Não nos importamos (com quem enfrentaremos na final), será difícil e queremos vencer, o que é importante, e voltar para casa com o troféu”, disse Yamal.