O novo atacante do Barcelona, João Félix, marcou dois gols na goleada por 5 a 0 sobre o visitante Royal Antwerp, na estreia do Grupo H da Liga dos Campeões, no Estadi Olimpic Lluis Companys, na terça-feira.
Após sucessivas eliminações na fase de grupos , o Barça deu ao estreante Antuérpia uma masterclass de futebol, dominando a posse de bola com passes rápidos enquanto Felix, Lewandowski e Gavi marcavam.
“Entre esta vitória e o 5 x 0 contra o Betis no sábado, acho que esta é provavelmente a melhor qualidade de jogo que produzimos desde que assumi o cargo”, disse o técnico Xavi Hernandez.
“Este é o caminho que queremos seguir. A equipe está me deixando orgulhoso.”
Contratação no último minuto, Félix abriu o marcador com o primeiro remate da equipa da casa, aos 11 minutos, ao marcar com um remate rasteiro ao primeiro poste.
Os portugueses serviram então Robert Lewandowski dentro da área para aumentar a vantagem oito minutos depois, quando o avançado polaco se tornou no terceiro jogador a marcar 100 golos nas competições europeias, depois de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.
Raphinha ajudou a fazer o 3 a 0 para o pentacampeão europeu aos 22 minutos, quando seu chute de ângulo fechado desviou do zagueiro Jelle Bataille para um gol contra.
O extremo Arbnor Muja teve a oportunidade de dar aos visitantes um raio de esperança pouco antes do intervalo, mas o seu remate rasteiro da entrada da área foi impedido pelo guarda-redes Marc Andre ter Stegen.
BARÇA DOMINANTE
O Barça voltou após o intervalo determinado a aumentar a vantagem em sua 28ª participação na fase de grupos da Liga dos Campeões , recorde da competição compartilhado com o Real Madrid.
Eles não tiveram que esperar muito, pois Gavi fez o 4 a 0 ao acertar a bola no alto da rede, antes de Felix marcar outro gol de cabeça para completar a goleada na casa temporária do Barça, enquanto o Camp Nou estava sendo reformado.
O domínio do Barça se refletiu em 22 tentativas de gol, em comparação com apenas três do Antuérpia, que disputava a Liga dos Campeões depois de conquistar o título da liga nacional pela primeira vez em mais de 60 anos na temporada passada.
É a quinta campanha consecutiva da equipa belga na Europa e a segunda na principal competição de clubes do continente, depois de ter disputado a Taça dos Clubes Campeões Europeus na época 1957-58.
“Os três primeiros remates (do Barcelona) à baliza foram três golos para eles”, disse o treinador do Antuérpia, Mark van Bommel.
“Eles estão no topo do mundo. Isso faz sentido, eles continuam brincando, batendo, girando, é para lá que temos que ir, mas ainda estamos muito longe disso, mas não é vergonha. para nós.”
No outro confronto do Grupo H, o Porto venceu o campeão ucraniano Shakhtar Donetsk por 3 a 1, em Hamburgo.