Robert Lewandowski inspirou o Barcelona a uma vitória por 3 a 0 sobre o Atlético de Madrid no domingo, para manter vivas suas fracas esperanças de título da LaLiga.
Lewandowski marcou gols para João Félix e Fermín López, ambos os lados, para colocar o Barcelona em segundo lugar, oito pontos atrás do líder Real Madrid.
Os ressurgentes catalães, que chegaram às quartas de final da Liga dos Campeões esta semana, se tornaram o primeiro time a vencer o Atlético no estádio Metropolitano nesta temporada.
O Barcelona também foi a última equipa a vencer o Atlético na primeira divisão, com a equipa de Diego Simeone a passar 25 jogos sem derrota entre eles.
A equipe desmoronou diante do time de Xavi Hernández, que agora soma cinco vitórias consecutivas sobre o Atlético e está invicto há 10 partidas, desde que o técnico disse que sairia no final da temporada.
O Barcelona está dois pontos à frente do terceiro colocado Girona, enquanto o Atlético está agora em quinto, depois que o Athletic Bilbao ultrapassou-os no sábado.
O campeão espanhol Barcelona alinhou com Hector Fort na lateral-esquerda quando João Cancelo sofreu uma pancada, enquanto Andreas Christensen sentiu desconforto no aquecimento e foi substituído por López.
Isso significou que Ilkay Gundogan caiu para a posição de meio-campo e o Barcelona teve que enfrentar o Atlético sem o equilíbrio que o dinamarquês trouxe nas últimas semanas, somando-se às ausências de Frenkie de Jong, Pedri e Gavi.
O Atlético jogou 120 minutos na quarta-feira contra o Inter de Milão a caminho das quartas de final da Liga dos Campeões e, embora o Barcelona tenha derrotado o Napoli um dia antes, foi o time de Simeone quem começou melhor.
Pablo Barrios desperdiçou uma boa oportunidade inicial para os Rojiblancos, rematando ao lado quando bem colocado.
O defesa Pau Cubarsi, de 17 anos, do Barcelona, recentemente convocado pela primeira vez para a selecção espanhola, fez bem ao bloquear um remate de Álvaro Morata.
No entanto, foi o Barcelona quem assumiu a liderança aos 38 minutos, contra a corrente do jogo, quando fez uma jogada inteligente pela primeira vez na partida.
Gundogan avançou a partir do meio-campo e encontrou Lewandowski, que convocou o atacante emprestado Felix para voltar para casa contra seu clube matriz.
O atacante português marcou o único gol quando os times se enfrentaram em dezembro e mais uma vez provou ser uma pedra no sapato do Atlético ao ser assobiado pelos torcedores da casa durante todo o jogo.
EXIBIÇÃO CONVENCENTE
Xavi foi expulso antes do intervalo por discordância, mas a sua equipa continuou em frente na segunda parte.
Simeone enviou Antoine Griezmann e Memphis Depay em busca de mais brilho no terço final.
Lewandowski rapidamente aumentou a vantagem do Barcelona com uma finalização letal, depois que Rodrigo de Paul perdeu a bola em uma área perigosa.
Marc-Andre ter Stegen fez uma excelente defesa para negar o golo a Marcos Llorente e quase criou o terceiro golo do Barcelona, mas Lewandowski rematou ao lado depois de executar um passe longo preciso.
O Atlético estava começando a se cansar depois das façanhas do meio da semana e o Barcelona aproveitou.
Lopez voltou para casa depois que Lewandowski fez um cruzamento perfeito, com o veterano atacante polonês oferecendo uma de suas melhores atuações pelo clube desde que ingressou em 2022.
O gol encerrou uma semana excelente para Lopez, que também marcou na vitória sobre o Napoli.
O Barcelona contratou o meio-campista Marc Casado, de 20 anos, na fase final de sua estreia na La Liga, ao ver a impressionante vitória contra 10 jogadores – Nahuel Molina, do Atlético, foi expulso por derrubar Vitor Roque no final do jogo.