João Cancelo e João Félix marcaram em cada tempo para garantir ao Barcelona uma vitória por 2 a 1 em casa sobre o Porto, na terça-feira, que garantiu sua vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões pela primeira vez em três temporadas.
Depois de ser eliminado da competição na fase de grupos por dois anos consecutivos, o pentacampeão Barça está de volta às oitavas de final depois de garantir um lugar entre os dois primeiros com um jogo para o final.
O Barcelona lidera o Grupo H com 12 pontos, três à frente de Porto e Shakhtar Donetsk, que se enfrentarão na última rodada para decidir quem se juntará aos espanhóis na fase a eliminar.
O Barça precisa de pelo menos um empate contra o último colocado Antuérpia dentro de duas semanas para garantir a primeira posição do grupo.
Eles tiveram que ir fundo contra o valente Porto, que foi o melhor time no primeiro tempo, mas foram frustrados pela atuação inspirada do goleiro do Barça, Inaki Pena, que substituiu o lesionado Marc-Andre ter Stegen e fez várias defesas excelentes para manter os anfitriões no campo. jogo.
Pena fez uma defesa reflexa para negar um remate à queima-roupa de Galeno aos 28 minutos e bloqueou outro remate do extremo portista dois minutos depois, mas desta vez Pepe esteve bem colocado dentro da área para acertar o rebote e colocá-los na frente .
No entanto, o Barça revidou dois minutos depois, com um belo chute de Cancelo no canto superior, após driblar João Mário.
O Porto não desistiu e quase voltou à vantagem aos 43 minutos, quando Pena fez uma excelente defesa com uma mão para espalmar outro remate de Galeno à distância, ao lado da trave, pouco antes do intervalo.
Mas Cancelo e Félix dispararam na segunda parte e o Barcelona transformou-se com a dupla portuguesa a causar todo o tipo de problemas à defesa dos visitantes.
Félix desferiu um remate estrondoso à distância aos 47 minutos que bateu na trave e fez boa ligação com Cancelo, que iniciaram a carreira na academia do Benfica, rival do Porto em Portugal.
Cancelo foi excelente correndo pelo canal esquerdo e ajudou Félix para uma finalização certeira de primeira, pouco além do alcance do goleiro, aos 57 minutos, para garantir a vitória.
“Foi uma final para nós, sabíamos disso e vencemos, o que é o mais importante”, disse Cancelo ao Movistar Plus.
“Quando os resultados não vêm, a confiança não é a mesma. Acho que temos um grupo muito maduro, adulto, que se conecta bem com os outros que são jovens, mas temos uma grande equipe.
“Colocamos o Barça de volta nas oitavas de final, que é onde este clube merece estar.”