
Brasil e Equador garantiram suas vagas na Copa do Mundo de 2026 na terça-feira, conquistando a segunda e a terceira das seis vagas automáticas da América do Sul, depois que a campeã Argentina garantiu sua vaga em março.
O Brasil venceu o Paraguai por 1 a 0, enquanto o Equador empatou em 0 a 0 com o Peru, e ambas as equipes chegaram a 25 pontos com duas partidas para o fim, além do alcance da Venezuela, que está em sétimo lugar.
Uruguai (24 pontos), Paraguai (24) e Colômbia (22) ocupam as três vagas restantes de classificação automática antes dos dois jogos finais em setembro.
A Venezuela (18) ganharia uma vaga no playoff contra um time de outra confederação se terminasse em sétimo lugar.
Em São Paulo, um gol do atacante do Real Madrid, Vinicius Jr., perto do intervalo, garantiu uma estreia vitoriosa em casa para o novo técnico do Brasil, Carlo Ancelotti.
“Estou muito feliz com o resultado de hoje. Precisávamos vencer em casa também, pela nossa torcida, e nos classificar para a Copa do Mundo, que era o nosso objetivo”, disse Vinicius.
Agora (Ancelotti) terá mais tempo para trabalhar, para ver o que pode melhorar. Hoje não foi um dos nossos melhores jogos, mas o importante na classificação é vencer e se preparar bem para a Copa do Mundo.
From 1930 to 2026…
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) June 11, 2025
🇧🇷 Brazil is the only nation to qualify for every #FIFAWorldCup! pic.twitter.com/2qtfRZ2Kla
O Brasil ampliou seu recorde como a única seleção a jogar em todas as edições da Copa do Mundo, com o pentacampeão prestes a fazer sua 23ª participação no torneio do ano que vem, nos Estados Unidos, Canadá e México.
O Equador se classificou para a Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva ao evitar a derrota no Peru. Os visitantes ficaram presos em seu próprio campo nos últimos 20 minutos após o meio-campista Alan Franco receber o segundo cartão amarelo.
O empate praticamente acabou com as esperanças de classificação do Peru, deixando-o com 12 pontos, seis atrás da Venezuela.
Mais cedo nesta terça-feira, o Uruguai deu mais um passo para garantir uma vaga com uma vitória em casa por 2 a 0 sobre a Venezuela no Estádio Centenário, uma vitória que também encerrou uma sequência de quatro jogos sem vitórias nas eliminatórias sul-americanas.
O Uruguai dominou boa parte do primeiro tempo, mas teve dificuldades para furar a bem organizada defesa venezuelana até que Rodrigo Aguirre colocou os anfitriões na frente aos 42 minutos, cabeceando no segundo poste após escanteio de Maxi Araujo.
Giorgian De Arrascaeta dobrou a vantagem do Uruguai apenas dois minutos no segundo tempo, disparando um chute espetacular no canto superior esquerdo para selar a vitória que garante ao time de Marcelo Bielsa pelo menos uma vaga nos playoffs interconfederações.
O Uruguai precisa de apenas um ponto nas duas últimas partidas contra Peru e Chile para garantir uma vaga na final.
A Argentina precisou de um gol de empate de Thiago Almada aos 81 minutos para anular o gol de Luis Diaz e garantir o empate com a Colômbia, evitando a segunda derrota consecutiva para o time de Nestor Lorenzo.
As esperanças do Chile de chegar à final terminaram com uma derrota por 2 a 0 na Bolívia. O técnico do Chile, Ricardo Gareca, renunciou após a partida.
