Cabo Verde derrotou a Mauritânia por 1-0 num jogo dos oitavos-de-final da Taça das Nações Africanas de 2023, no Estádio Felix Houphouet Boigny, em Abidjan, na noite de segunda-feira.
Um pênalti tardio de Ryan Mendes viu os Blue Sharks reivindicarem uma vitória merecida, ao passarem para as quartas de final para igualar seu melhor desempenho de todos os tempos na Afcon, enquanto os Leões de Chinguetti foram eliminados após uma histórica primeira progressão além da fase de grupos.
Mendes ameaçou duas vezes nos primeiros 10 minutos, com um chute desviado ao lado do alvo e uma tentativa de chapéu que quase acertou o goleiro da Mauritânia, Babacar Niasse.
O primeiro remate furioso da Mauritânia veio de Bodda Mouhsine, que rematou ao lado, direto de cobrança de falta, aos 15 minutos.
Os Leões de Chinguetti sofreram uma lesão e foram forçados a substituir Omare Gassama por Guessouma Fofana aos 35 minutos, enquanto o tempo terminava com as equipes ainda empatadas em 0-0.
As equipes trocaram chances na fase inicial do segundo tempo e, pouco antes da hora de jogo, a Mauritânia criou a oportunidade mais clara do jogo através de uma corrida poderosa de Bouna Amar, mas Souleymane Anne chutou ao lado, com apenas o goleiro para bater.
A próxima grande ameaça de golo veio dos Blue Sharks aos 78 minutos, com Jovane a cortar pelo flanco esquerdo e a disparar um remate que exigiu uma forte defesa de Niasse.
O guarda-redes da Mauritânia fez uma defesa ainda melhor pouco depois, reagindo de forma soberba ao cabeceamento de Mendes, na sequência de um pontapé de canto.
Aos 86 minutos, um erro da defesa mauritana permitiu que o atacante cabo-verdiano Gilson passasse à frente de Niasse e ganhasse um pênalti para seu time – Mendes cobrou o pênalti e chutou para o gol para colocar os Blue Sharks por 1 a 0 e a caminho das quartas de final.
Cabo Verde ainda teve de passar por tensos 10 minutos de acréscimos, mas resistiu para garantir a progressão – eles enfrentarão Marrocos ou África do Sul nas últimas quartas de final, marcadas para o Estádio Charles Konan Banny, em Yamoussoukro, no sábado, 3. Fevereiro.
Cabo Verde: (0) 1 (Mendes 88′ pen)
Mauritânia: 0
Cabo Verde: Vozinha, Moreira (Semedo 90+5′), Costa, Lopes, João Paulo, Monteiro, Lenini, Duarte (Rocha 71′), Jovane (Gilson 85′), Mendes, Bebe (Rodrigues 71′)
Mauritânia: Niasse, Houeibib, L. Ba, Diaw, Anne (EH Ba 79′), Amar (Kamara 66′), Keita (Elwely 79′), Gassama (G. Fofana 35′), Mouhsine, Koita, Tanjy (P .Ba 66′)