O Chelsea chegou à final da Copa da Liga com uma goleada por 6 x 1 sobre o Middlesbrough, da segunda divisão, superando facilmente a desvantagem de 1 x 0 do primeiro jogo em Stamford Bridge, na terça-feira.
Os Blues marcaram quatro vezes antes do intervalo, quando o autogolo de Jonny Howson, Enzo Fernandez, Axel Disasi e Cole Palmer colocaram os homens de Mauricio Pochettino na estrada para Wembley no próximo mês.
Palmer e Noni Madueke causaram dor ao Middlesbrough nos momentos finais, numa noite que pode ser o ponto de viragem no início do reinado de Pochettino no comando.
Um teste muito mais difícil o aguarda contra o líder da Premier League, Liverpool, ou o rival local, Fulham, em 25 de fevereiro, mas há sinais promissores para o argentino de que um time montado de maneira cara, mas ainda inexperiente, está começando a se formar.
“Hoje fomos muito eficazes na frente da baliza. Falhámos isso na primeira mão e ficámos desiludidos. Hoje estivemos muito bem e penso que essa é a diferença”, disse Pochettino.
O ex-técnico do Tottenham agora tem a chance de ganhar seu primeiro troféu no futebol inglês e o primeiro do Chelsea desde que os proprietários do clube assumiram o comando em 2022 e começaram a gastar mais de £ 1 bilhão (US$ 1,3 bilhão) em taxas de transferência.
O Boro está em 11º no campeonato e a diferença de classe entre as equipes acabou chegando aos 180 minutos.
O primeiro golpe da noite para os homens de Michael Carrick foi autoinfligido, quando o veterano meio-campista Howson desviou para a própria rede ao tentar evitar que Armando Broja acertasse um cruzamento de Raheem Sterling.
Depois de dificuldades em casa nos primeiros meses do reinado de Pochettino, o Chelsea venceu sete jogos consecutivos em Stamford Bridge e as comportas abriram-se para o Middlesbrough, com os anfitriões a recuperarem o ritmo.
Disasi apenas atuou como lateral-direito devido às lesões de Reece James e Malo Gusto, mas o francês desempenhou um papel importante ao balançar a eliminatória a favor do Chelsea.
Em primeiro lugar, ele combinou lindamente com Sterling para marcar para Fernandez e colocar os cinco vezes vencedores da Copa da Liga na frente no total.
Disasi então mostrou a compostura de um atacante ao acertar um cruzamento rasteiro de Sterling, marcando apenas seu segundo gol pelo clube.
– ‘Talento incrível’ Palmer –
Se o segundo e o terceiro gols deveram muito à recuperação do Chelsea, o quarto foi um presente dos visitantes, já que Daniel Barlaser perdeu a posse de bola dentro de sua própria área e Palmer manteve a cabeça rolando em seu décimo gol em 23 jogos desde sua transferência de Cidade de Manchester.
Do enorme investimento feito pelos proprietários do Chelsea nos últimos 18 meses, os £ 40 milhões investidos em Palmer parecem ser a melhor compra.
O internacional inglês aproveitou um passe de Conor Gallagher para fazer o 5-0 a 13 minutos do final.
“Ele é um jogador com um talento incrível”, disse Pochettino sobre Palmer. “Ele é um jogador que entende o jogo. Tem qualidade e talento para ver a situação, para ler o jogo em todos os aspectos e é muito versátil”.
O remate do substituto Madueke teve então muita força para Rav van den Berg desmarcar a linha.
Mas houve uma migalha de consolo para os milhares de fãs viajantes de Teeside que continuaram a apoiar veementemente a sua equipa durante toda a noite.
Morgan Rogers pode estar jogando sua última partida pelo Middlesbrough, já que o Aston Villa planeja uma transferência para o jogador de 21 anos antes do final da janela de transferências de janeiro.
Rodgers mostrou porque está atraindo o interesse da Premier League com uma bela finalização no canto mais distante, de fora da área, a dois minutos do final.