Chris Hughton foi demitido na terça-feira do cargo de técnico de Gana após a confirmação de sua eliminação da Copa das Nações Africanas, informou a associação de futebol do país em um comunicado.
Gana terminou em terceiro no Grupo B no torneio da Costa do Marfim, depois de um empate em 2 a 2 com Moçambique na segunda-feira e qualquer esperança externa de que eles tivessem uma vaga nas oitavas de final, já que um dos quatro melhores terceiros colocados terminou na terça-feira com resultados nos Grupos C e D.
“A Federação de Futebol do Gana deseja anunciar que Chris Hughton foi dispensado das suas funções como treinador principal da selecção nacional sénior com efeito imediato. O Conselho Executivo também tomou a decisão de dissolver a equipa técnica dos Black Stars”, refere um comunicado.
“A Federação de Futebol do Gana fornecerá nos próximos dias um roteiro sobre a direção futura dos Black Stars”, acrescentou.
Hughton, cujo pai era de Gana, assumiu o cargo de técnico em março, tendo anteriormente atuado como consultor técnico da seleção na Copa do Mundo do Catar.
O ex-técnico de Brighton & Hove Albion e Newcastle United, de 65 anos, venceu quatro de suas 13 partidas no comando e já estava sob pressão antes da final da Copa das Nações, quando Gana perdeu fora para as pequenas Ilhas Comores na Copa do Mundo. eliminatória em novembro.
Na Taça das Nações, perdeu o jogo de abertura para as Ilhas de Cabo Verde, após o qual um adepto furioso tentou atacá-lo, e depois empatou com o Egipto e Moçambique, por apenas dois pontos.
Hughton estava em uma lista de possíveis candidatos para o cargo vago de técnico da Irlanda.
Hughton, que somou 53 partidas como zagueiro pela Irlanda, é a segunda baixa como técnico na Copa das Nações, depois que o técnico da Gâmbia, Tom Saintfiet, deixou o cargo na terça-feira, quando sua equipe terminou em último lugar no Grupo C.