O Liverpool piscou na corrida pelo título da Premier League com um empate dramático de 2 a 2 com o Manchester United no domingo, deixando o Arsenal ainda na liderança graças ao seu saldo de gols superior.
Os Gunners venceram por 3 a 0 em Brighton no sábado, enquanto o Manchester City respondeu a um gol no Crystal Palace e saiu vencedor por 4 a 2.
Observamos a posição de cada um dos contendores e como seus desentendimentos se comparam.
ARSENAL – 71 PONTOS (+51 gols de saldo)
Os Gunners estão cada vez mais perto do primeiro título em 20 anos.
Os homens de Mikel Arteta venceram 10 e empataram um, fora de casa com o City, nos últimos 11 jogos da Premier League e também acumularam o que pode ser uma vantagem crucial no saldo de gols ao longo dessa série.
Há pouco menos de um ano, a luta pelo título do Arsenal terminou de forma realista com uma humilhante derrota em casa por 3-0 para o Brighton.
Neste fim de semana, os papéis foram invertidos, com os visitantes caminhando para a vitória no Amex, em mais uma demonstração de seu desenvolvimento nos últimos 12 meses.
No entanto, chegar às quartas de final da Liga dos Campeões pela primeira vez em 14 anos pode ser uma distração e minar a energia do Arsenal.
Eles enfrentarão o Bayern de Munique nas próximas duas semanas e enfrentarão City ou Real Madrid nas semifinais caso progridam.
Jogos difíceis fora de casa contra o Tottenham, rival do norte de Londres, e contra o Manchester United também estão por vir, mas o Arsenal tem motivos para acreditar. O destino do título está novamente em suas próprias mãos.
Jogos que virão:
– 14 de abril: Aston Villa (H)
– 20 de abril: Wolves (A)
– 23 de abril: Chelsea (H)
– 28 de abril: Tottenham (A)
– 4 de maio: Bournemouth (H)
– 11 de maio: Manchester United (A)
– 19 de abril: Everton (H)
LIVERPOOL – 71 PONTOS (+42)
O Liverpool sofreu um caso de déjà vu em Old Trafford, apenas três semanas depois de uma derrota por 4-3 nas quartas de final da FA Cup.
Mais uma vez, foi um caso de oportunidades perdidas e momentos isolados de magia do United que podem ter impedido o seu antigo rival de igualar o recorde de 20 títulos da primeira divisão inglesa.
Outro derby local complicado o aguarda no final deste mês, fora de casa, contra o Everton, enquanto o Liverpool enfrenta a Liga dos Campeões atrás do Tottenham e do Aston Villa em dois dos últimos três jogos.
Jogos que virão:
– 14 de abril: Crystal Palace (H)
– 20 de abril: Fulham (A)
– 24 de abril: Everton (A)
– 27 de abril: West Ham (A)
– 5 de maio: Tottenham (H)
– 11 de maio: Aston Villa (A) )
– 19 de maio: Lobos (H)
Manchester City – 70 PONTOS (+40)
O City continua ameaçadoramente posicionado na sua busca para se tornar a primeira equipa a conquistar quatro títulos consecutivos da primeira divisão inglesa.
Kevin De Bruyne teve a noite de folga na vitória de quarta-feira por 4 a 1 sobre o Aston Villa e mostrou o valor de um descanso ao marcar duas vezes e ajudar Erling Haaland para encerrar sua seca de gols no Palace.
O desafio de enfrentar o poderoso Real Madrid aguarda os homens de Pep Guardiola na Liga dos Campeões, mas eles dificilmente poderiam ter pedido um jogo melhor no próximo fim de semana entre os jogos das quartas de final do que em casa contra o Luton.
O City parece ter o melhor confronto entre os três candidatos, mas ainda precisa de ambos os rivais para tropeçar na reta final.
Jogos que virão:
– 13 de abril: Luton (H)
– 25 de abril: Brighton (A)
– 28 de abril: Nottingham Forest (A)
– 4 de maio: Wolves (H)
– 11 de maio: Fulham (A)
– 19 de maio: West Ham (H)
– A confirmar: Tottenham (A)