Os detalhes do novo formato da Liga dos Campeões de 36 equipas na próxima época foram revelados pela UEFA , naquela que é a maior mudança na competição em anos.
Mas em que será diferente desta temporada e como será o novo visual da competição para os principais clubes da Europa?
Assim como no tênis profissional, os clubes agora serão classificados para as fases eliminatórias do torneio. Então, isso significa que, dos últimos 16 times restantes, os dois primeiros colocados não poderão se enfrentar até a final.
Na fase de grupos, todas as 36 equipes (uma expansão das 32 atualmente) estarão em um grupo e cada lado jogará oito partidas no total – quatro em casa e quatro fora. Os 36 são divididos em quatro potes, dependendo da sua classificação na UEFA. Cada equipe jogará com um lado de cada um dos quatro potes, independentemente de sua classificação.
Os oito primeiros colocados para o formato eliminatório serão decididos pela posição na liga na tabela, enquanto os oito restantes competirão em play-offs – em duas partidas – para chegar às oitavas de final.
Devido à complexidade do novo formato, o sorteio será agora feito por computador e a investigação da UEFA concluiu que, de outra forma, demoraria até quatro horas.
Este formato também deverá ser espelhado na Liga Europa e na Liga Europa Conference , com a UEFA esperando que a revisão leve a maiores riscos e melhores jogos, à medida que as equipes lutam pela posição na liga.
A Inglaterra terá quatro eliminatórias automáticas para o formato de 36 times da Liga dos Campeões e poderá obter mais duas vagas, dependendo do desempenho de seus times na Europa na temporada anterior. Clubes do mesmo país não podem jogar entre si na fase de grupos.
A apresentação foi feita ontem em Londres, com o secretário-geral da UEFA, Theodore Theodoris, a dizer: “Este formato está aqui para dizer. A classificação incentiva a fase do campeonato para evitar ao máximo jogos mortos