O Borussia Dortmund venceu o Union Berlin por 2 a 0 e ficou em quarto lugar no sábado, um ponto à frente do RB Leipzig, que derrotou o Bochum em uma corrida cada vez mais acirrada pelo quarto lugar.
Temporadas impressionantes dos líderes da liga Bayer Leverkusen e Stuttgart deixaram os regulares da Liga dos Campeões, Dortmund e Leipzig, na briga pelo quarto lugar.
O gol de Karim Adeyemi aos 41 minutos, o primeiro da temporada, colocou o Dortmund no caminho da vitória, antes que Ian Maatsen, emprestado pelo Chelsea, marcasse outro nos acréscimos para uma vitória que aliviaria a pressão sobre o técnico Edin Terzic.
Com os anfitriões invictos em casa desde o início de Novembro, o guarda-redes do Union, Frederik Ronnow, manteve o Dortmund afastado desde o início, mas os visitantes acabaram por marcar por intermédio de Adeyemi.
O extremo alemão deu dois toques antes de desferir um remate de longa distância que acertou na trave.
O golo tardio de Maatsen, o primeiro desde que chegou por empréstimo de seis meses, em Janeiro, selou o resultado.
O Leipzig, que enfrenta o Real Madrid fora de casa na quarta-feira na partida de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, seguiu atrás do Dortmund, marcando três gols em quatro minutos do segundo tempo na vitória por 4 x 1 sobre o Bochum.
O golo inaugural de Maximilian Wittek contou com mais do que uma pequena ajuda do guarda-redes do Leipzig, Peter Gulacsi, com o húngaro a acertar um livre na própria baliza.
O empate de Xavi Simons aos 15 minutos foi anulado por impedimento, mas o Leipzig empatou com um chute de longa distância de Dani Olmo aos 30 minutos.
Openda entrou aos 65 minutos e marcou apenas três minutos depois, acertando no contra-ataque e marcando seu 17º gol na temporada. Um gol contra e um gol de Yussuf Poulsen aos 71 e 72 minutos garantiram que o Leipzig deixaria o Bochum com os três pontos.
A vitória foi apenas a terceira vitória do Leipzig em nove jogos neste ano.
Atolado no meio da tabela, o Bochum impressionou no Ruhr Stadium nesta temporada, perdendo apenas duas das 12 partidas, depois de derrotar o Bayern por 3 a 2 no último jogo em casa.
Mainz empatou em 1 a 1 com o Borussia Moenchengladbach em casa, e o gol de Jonathan Burkardt aos 12 minutos foi anulado por um gol aos 55 minutos do meio-campista visitante Nathan Ngoumou.
Noutro lugar, o Eintracht Frankfurt venceu por 2-1 em Heidenheim, aumentando a sua posição no sexto lugar.
Um autogolo de Benedikt Gimber e um remate de Niels Nkounkou ajudaram os Eagles a garantir a primeira vitória desde Janeiro, com Marvin Pieringer a dar consolação aos anfitriões.
Augsburg marcou cinco gols na primeira meia hora para derrotar o último Darmstadt por 6-0.
O atacante visitante Ermedin Demirovic marcou dois gols na vitória dominante, com o promovido Darmstadt a 12 pontos da segurança e buscando um retorno imediato à segunda divisão.
Ainda neste sábado, o terceiro colocado Stuttgart pode ficar quatro pontos atrás do segundo colocado Bayern de Munique se vencer o Wolfsburg.
O líder da liga, Bayer Leverkusen, joga no domingo em Colônia e pode ampliar sua liderança na tabela da Bundesliga para 10 pontos com uma vitória.