O palco está montado em Dortmund para a final mais dramática da Bundesliga em mais de uma década, com os torcedores do Borussia desesperados para ver o time conquistar seu primeiro título da liga em 11 anos no sábado contra o visitante Mainz 05.
O clube do vale do Ruhr, que venceu a Bundesliga pela última vez sob o comando do então técnico Jurgen Klopp em 2012, está a uma vitória de garantir o título da Meisterschale diante de 81.000 torcedores lotados na última rodada da temporada.
O Dortmund tem dois pontos de vantagem sobre o Bayern de Munique indo para o último jogo e sabe que um empate ou mesmo uma derrota ainda pode ser suficiente para garantir o título dependendo do resultado do Bayern em Colônia.
Mas em Dortmund não há outro objetivo senão vencer.
“Só temos que vencer mais uma vez”, disse o diretor esportivo do Dortmund, Sebastian Kehl, capitão do time campeão de 2012.
“Basicamente, tenho um bom pressentimento, mas sei que temos que jogar muito bem mais uma vez e então mereceremos.
“Quando os jogadores forem de ônibus para o estádio, eles serão aplaudidos pela torcida. Isso os motivará.”
A vitória contra o Mainz para garantir o título seria uma grande conquista para o técnico do Dortmund, Edin Terzic, que teve que enfrentar uma temporada de montanha-russa com o time quase fora da corrida na metade da prova.
Também pode marcar o maior sucesso da longa e repleta de lesões carreira do capitão Marco Reus, com o jogador de 33 anos sendo um dos jogadores mais talentosos de sua geração, mas até agora não conseguiu conquistar um título da liga.
“Ele sempre foi acusado de nunca ter vencido o campeonato”, disse Kehl. “Ele sente muito por isso e fará de tudo para que sejamos campeões no sábado, mas também por ele.”
A atmosfera não poderia ser mais diferente em Munique, onde o técnico Thomas Tuchel, cuja equipe sofreu uma derrota chocante por 3 a 1 em casa para o RB Leipzig na semana passada e abriu mão da liderança na disputa pelo título, está tentando convencer seus jogadores de que nem tudo está perdido .
E o Bayern não é estranho a conquistas dramáticas de títulos – em 2001, eles marcaram um gol nos acréscimos no último dia da temporada para arrebatar o título do Schalke 04.
Descartar os bávaros, mesmo na última rodada, é um negócio arriscado.