País de Gales, Polónia, Ucrânia e Islândia procuram regressar ao mais alto palco europeu no UEFA EURO 2024, enquanto a Geórgia pode alcançar uma estreia histórica se superar a Grécia, vencedora de 2004.
Fase final do play-off do EURO 2024
Caminho A: País de Gales – Polónia (21h45)
Caminho B: Ucrânia – Islândia (21h45)
Caminho C: Geórgia – Grécia (19h00)
Todos os jogos serão disputados na terça-feira, 26 de março. Todos os horários CAT.
O País de Gales procura uma mudança de sorte ao defrontar a Polónia em Cardiff, a Ucrânia tem de superar a Islândia para chegar ao UEFA EURO 2024, enquanto a Geórgia sonha com a primeira fase final de um grande torneio ao receber a ex-campeã Grécia.
A: País de Gales – Polónia
Desde que derrotou a Polónia por 2-0 no primeiro encontro, em Ninian Park, antiga casa do Cardiff City, em 1973, o País de Gales não venceu um jogo contra o seu adversário na final do “play-off” (2E 7D), mas depois de uma vitória entusiasmante por 4-1 sobre a Finlândia, o gerente Rob Page está entusiasmado, dizendo: “Traga terça-feira”, disse ele.
O capitão Ben Davies reconhece que a Polónia será “um jogo difícil”, mas espera que o facto de jogar em casa conte para alguma coisa: “Jogámos contra algumas boas equipas aqui e obtivemos bons resultados, e temos de aproveitar essa experiência”.
Robert Lewandowski não se preocupou com o facto de não ter sido um dos marcadores na vitória da Polónia, por 5-1, nas meias-finais do “play-off” sobre a Estónia, reduzida a dez jogadores, e considerou que o facto de jogar em casa pode ser exagerado. “O País de Gales está em casa e estará sob grande pressão”, disse ele. “Há um último passo a ser dado e acredito que podemos fazê-lo.”
Estatística principal: Lewandowski tem uma razão extra para querer chegar à final; em 147 partidas internacionais, ele atingirá potencialmente a marca de 150 se for para a Alemanha.
B: Ucrânia x Islândia
Os dois jogos anteriores da Ucrânia em casa contra a Islândia terminaram em 1-1, mas enquanto as duas equipas se preparam para se defrontarem novamente em Wroclaw, na Polónia, a vitória é o objectivo de ambas as equipas.
Roman Yaremchuk marcou um gol e preparou outro para Artem Dovbyk na vitória da Ucrânia sobre a Bósnia e Herzegovina nas semifinais, com algumas mudanças de pessoal fazendo a diferença, de acordo com o técnico Serhiy Rebrov: “Introduzimos outro atacante e foi uma boa jogada. Este jogo mostrou o caráter dos nossos jogadores e da nossa nação.”
A Islândia teve uma passagem confortável até à final, apesar de ter ficado em desvantagem na derrota sobre Israel, por 4-1. O avançado do Génova, Albert Gudmundsson, fez um “hat-trick”, para alegria do seu treinador, Åge Hareide, que afirmou: “Faltavam-nos golos no início da qualificação; agora temos Albert Gudmundsson de volta e ele mostrou que é um jogador de classe”. A Ucrânia é um cliente difícil, mas o seleccionador norueguês está esperançoso, acrescentando: “Temos uma equipa trabalhadora e uma equipa habilidosa”.
Estatística principal: A Ucrânia atingiu sete vezes a fase final do Campeonato do Mundo ou do “play-off” do EURO, mas apenas venceu uma vez, frente à Eslovénia, para chegar ao EURO 2016.
C: Geórgia-Grécia
Os adeptos da Geórgia levaram-nos até à final, com Budu Zivzivadze a bisar na vitória nas meias-finais sobre o Luxemburgo, mas a Grécia pode representar uma tarefa ainda mais difícil para a equipa de Willy Sagnol.
O apoio apaixonado em Tbilissi irá, sem dúvida, encorajar a Geórgia, mas o seleccionador francês sabe que eles têm de jogar melhor para chegarem ao seu primeiro EURO: “Temos de melhorar a qualidade do nosso jogo, porque [a Grécia] chegará a Tbilissi com um elevado motivação e confiança.”
A Grécia garantiu a maior vitória das meias-finais do “play-off” – 5-0 sobre o Cazaquistão – mas o seleccionador Gustavo Poyet sabe que precisa de trabalhar a mentalidade da sua equipa. “Conheço a mentalidade do povo grego – por vezes estão demasiado deprimidos, por vezes demasiado elevados. Precisamos de controlar as emoções.” O EURO 2024 é um torneio cheio de significado para a Grécia, 20 anos depois do triunfo histórico na fase final de 2004.
Estatística importante: A Geórgia ainda não venceu em nove jogos seniores com a Grécia: E2 D7.
Alinhamento da fase de grupos do EURO 2024
Grupo A: Alemanha, Escócia, Hungria, Suíça
Grupo B: Espanha, Croácia, Itália, Albânia
Grupo C: Eslovénia, Dinamarca, Sérvia, Inglaterra
Grupo D: Vencedor do play-off A, Holanda, Áustria, França
Grupo E: Bélgica, Eslováquia , Roménia, vencedor do play-off
Grupo F: Türkiye, vencedor do play-off C, Portugal, Chéquia