Pep Guardiola disse que Phil Foden se tornou um talento de “classe mundial”, capaz de decidir grandes jogos, depois que o jogador de 23 anos marcou duas vezes na vitória do Manchester City por 3 a 1 sobre o Manchester United, no domingo.
O golpe maravilhoso de Marcus Rashford colocou o United em uma vantagem surpreendente no Etihad.
Erling Haaland foi então culpado de uma falha que ficará para o folclore da Premier League ao disparar por cima de um golo aberto pouco antes do intervalo.
Mas Foden garantiu que o City não cedesse terreno na corrida pelo título ao disparar para o canto superior para empatar e, em seguida, produzir uma finalização composta a 10 minutos do final.
Haaland compensou sua falha anterior nos descontos, com o City ficando a um ponto do Liverpool, antes do confronto entre os dois no topo da tabela no próximo domingo.
“Sempre tive a sensação de que ele marcaria gols e agora está ganhando jogos. Para se tornar um jogador de classe mundial nessa idade é preciso vencer jogos”, disse Guardiola.
“Ele vive para jogar futebol. É por isso que com 18, 19 anos ele provou coisas, mas agora está mais maduro.
“Ele sempre marcou gols, mas agora marca gols que ganham jogos e quando você faz isso, você alcança outro nível como jogador.”
A 11ª derrota do United na temporada deixa os homens de Erik ten Hag 11 pontos atrás dos quatro primeiros, faltando 11 jogos para o fim.
O United poderia ter poucas reclamações depois de ter sido derrotado e ter apenas um chute a gol, mesmo que tenha sido espetacular.
Rashford criticou seus críticos esta semana ao responder às questões de seu comprometimento.
O internacional inglês tem sido uma pálida imitação do avançado que marcou 30 golos na época passada durante a maior parte desta campanha, mas mostrou um vislumbre da qualidade ao acertar na trave de longa distância.
A PERDA À PONTA BRANCA DE HAALAND
Os homens de Guardiola dominaram a partir daquele momento, mas foram mantidos afastados durante quase uma hora graças a finalizações descuidadas e boas defesas de André Onana.
Por duas vezes o camaronês frustrou Foden quando limpou, enquanto Rodri também foi impedido por uma parada inteligente à sua esquerda.
A vantagem do United manteve-se intacta até ao intervalo, mas apenas graças a um momento que se repetirá durante anos.
O City finalmente destruiu a defesa concentrada dos visitantes, quando um cruzamento de Rodri foi cabeceado por Foden, convidando o toque final de Haaland.
No entanto, ele virou a bola de forma incrível com o gol à queima-roupa.
A ação de retaguarda dos Red Devils foi finalmente desfeita quando Foden fez um chute igual ao de Rashford no primeiro tempo.
Ten Hag ficou furioso porque uma falta não foi marcada para Rashford na outra ponta, mas ele pareceu cair com muita facilidade sob o contato de Kyle Walker.
Rodri escolheu Foden, que cortou para dentro e acertou um chute certeiro no canto superior.
Uma dobradinha entre Foden e Julian Alvarez abriu a defesa do United para o gol decisivo, com o internacional inglês marcando seu 18º gol na temporada.
“Esse é o meu objectivo, aparecer nos grandes jogos”, disse Foden, que já marcou seis golos em nove jogos da Premier League contra o United.
“É isso que eu quero fazer. Acho que nesta temporada estou provando isso.
“Entendo o que isso significa para os torcedores. Significa tudo para mim. Marcar é ainda melhor, mas o que importa hoje é a vitória.”
A redenção de Haaland encerrou uma bela tarde para os campeões ingleses.
Rodri despojou Sofyan Amrabat e ajudou o norueguês a ultrapassar Onana e marcar seu 28º gol na temporada.