Kylian Mbappé disse ao Paris Saint-Germain na segunda-feira que não aceitaria a opção de estender seu contrato até 2025, levantando o espectro dele seguindo Lionel Messi fora do clube neste verão.
O atual contrato do atacante francês de 24 anos expira no final da próxima temporada, com opção por mais um ano.
Se ele não assinar, os campeões franceses correm o risco de perdê-lo por nada dentro de um ano – então eles podem vendê-lo neste verão, em vez de perder uma sorte inesperada para um dos melhores jogadores do mundo.
A decisão de Mbappé de não renovar, anunciada em carta ao clube e revelada pelo diário esportivo francês L’Equipe, é um novo golpe para o PSG após a derrota de Messi para o Inter de Miami.
Havia um prazo de 31 de julho de 2023 para Mbappé decidir.
A mudança de Mbappé ocorre pouco mais de um ano desde que ele esnobou o Real Madrid ao assinar uma surpreendente extensão de seu contrato para permanecer no Parc des Princes.
Real voltaria a ser o principal entre seus pretendentes.
A comitiva de Mbappé não respondeu imediatamente quando questionada na noite de segunda-feira.
A saída gratuita do atacante no final do contrato atual, no verão de 2024, seria catastrófica para o PSG.
Além do vazio deixado na equipa, o clube também ficaria privado dos milhões de euros que uma transferência renderia.
O futuro do atacante brasileiro Neymar, com contrato até 2025, também parece vago antes do que se prepara para ser um verão de turbulência na capital francesa.
DÚVIDAS CRESCENTES SOBRE O FUTURO
Mbappé ingressou no PSG por empréstimo de uma temporada do Mônaco em agosto de 2017, que se transformou em um contrato permanente no valor de 180 milhões de euros (US$ 194 milhões).
Ele ajudou a França a conquistar a glória na Copa do Mundo quando adolescente em 2018 e se estabeleceu como indiscutivelmente o principal atacante no cenário global.
Mbappé também marcou um hat-trick na derrota da França na final da Copa do Mundo de 2022 para a Argentina de Messi e ajudou o Paris Saint-Germain a conquistar o 11º título francês, recorde.
Mas Mbappé deu a entender no mês passado que poderia sair em 2024.
“Eu disse que no próximo ano vou jogar no PSG. Ainda tenho um ano de contrato, então vou honrar meu contrato“, disse ele quando questionado sobre seu futuro em uma cerimônia de premiação em que foi eleito o jogador da Ligue 1 da temporada para pela quarta vez consecutiva.
Em Clairefontaine, onde a França se prepara para as próximas partidas de qualificação para a Euro, o atacante parecia relaxado na segunda-feira.
Sorrindo e brincando com o técnico Didier Deschamps e o também atacante Antoine Griezmann, ele participou do treino da tarde e distribuiu dezenas de autógrafos para os espectadores.
O anúncio das intenções de Mbappé para o PSG é mais um aborrecimento para os donos do clube catariano após uma temporada difícil dentro e fora de campo, apesar da conquista do título francês.
Depois de mais um fracasso na Liga dos Campeões, o clube trabalha para encontrar um sucessor para o técnico Christophe Galtier.
A temporada foi amplamente vista como uma decepção depois que o PSG foi eliminado da Liga dos Campeões pelo Bayern de Munique nas oitavas de final e da Copa da França na mesma fase.
Quanto a Neymar, a condição física do brasileiro sempre foi uma preocupação do PSG, desde que ele foi contratado do Barcelona por uma quantia recorde de 222 milhões de euros em 2017.
Ele marcou 118 gols em 173 jogos pelo PSG, mas perdeu mais de 100 jogos devido a lesão ou suspensão.