Choque O Girona, candidato ao título espanhol, conquistou uma vitória histórica por 4 a 2 sobre o rival Barcelona no domingo e assumiu a liderança da La Liga.
A equipe de Michel derrotou seus rivais catalães pela primeira vez na primeira divisão, em uma batalha emocionante para subir dois pontos à frente do Real Madrid, segundo colocado, após o empate em 1 x 1 com o Real Betis, no sábado.
O campeão Barcelona está em quarto lugar, depois do Atlético de Madrid, terceiro, ter derrotado o Almeria anteriormente, e o time de Xavi está atrás do Girona por sete pontos.
Artem Dovbyk colocou o Girona na frente e depois que Robert Lewandowski empatou com o Barcelona, Miguel Gutierrez marcou novamente para os visitantes.
Valery Fernandez aumentou a vantagem do Girona a 10 minutos do fim, antes de Ilkay Gundogan marcar para um final frenético.
O veterano atacante Cristhian Stuani marcou de perto nos acréscimos para fechar uma vitória impressionante que reafirma o sonho dos peixinhos pelo título.
“Não estivemos bem, o Girona esteve muito bem, mas a culpa é nossa, não estávamos no nível que precisávamos”, disse o meio-campista do Barcelona, Frenkie de Jong, ao DAZN.
“Não fomos bons com a bola, eu também não, custou-nos o jogo… estamos sete pontos atrás, o que é muito, mas ainda falta mais de meia temporada.
“Há tempo, mas temos muito do que voltar.”
O Girona, de propriedade parcial do City Football Group, não contou com o meio-campista lesionado Yangel Herrera, que contratou do Manchester City, mas não deixou que isso os prejudicasse.
Na La Liga pela quarta temporada de sua história, eles jogaram sem medo de seus vizinhos mais ilustres e assumiram a liderança logo no início, enquanto o jogo oscilava deliciosamente de ponta a ponta.
Os visitantes abriram o placar para o 27 vezes campeão com um contra-ataque letal, com o ala ucraniano Viktor Tsygankov alimentando seu compatriota Dovbyk para marcar aos 12 minutos.
Imperturbável, o Barcelona empatou rapidamente através de Lewandowski, com o jogador de 35 anos de cabeça na sequência de um canto cobrado por Raphinha, encerrando uma série de três jogos sem marcar.
O goleiro do Barcelona, Inaki Pena, desviou o chute de Gutierrez para o gol, enquanto Paulo Gazzaniga negou a João Cancelo, do outro lado, à queima-roupa.
Sem as luvas, a máscara também – o zagueiro do Barça Ronald Araujo, que sofreu uma fratura facial na vitória sobre o Atlético de Madrid no fim de semana passado, jogou fora seu escudo protetor, na esperança de se concentrar melhor na intensa batalha.
Porém, momentos depois, o Girona voltou a marcar.
O ex-lateral-esquerdo do Real Madrid, Gutierrez, que conhece bem a aventura no campo, entrou na área e chutou logo no canto superior.
DE PONTA A PONTA
O Barcelona tentou forçar o retorno, com Gazzaniga defendendo um remate rasteiro de Frenkie de Jong e Raphinha cobrando falta por cima da trave, para desgosto de Lewandowski.
Valery pareceu acabar com as esperanças do Barça quando Stuani cabeceou em seu caminho, com o atacante espanhol vencendo Jules Kounde com facilidade e chutando para o gol.
Fermin Lopez fez um remate acrobático fora da baliza, antes de Gundogan se virar bem na área e ultrapassar Gazzaniga para dar aos anfitriões a oportunidade de empatar.
Lewandowski poderia ter empatado, mas cabeceou ao lado quando estava bem colocado.
Stuani voltou para casa no momento da morte para completar uma noite sensacional para o Girona, com vários de seus jogadores saltando os painéis publicitários e correndo em direção aos torcedores para comemorar.
Michel disse de antemão que uma vitória levaria a sua equipe a uma nova dimensão e não há dúvidas de que agora eles são verdadeiros candidatos ao título nesta temporada.
“É algo indescritível, fizemos um ótimo trabalho”, disse Gutierrez ao DAZN.
“Estou feliz pela equipe, pela cidade em geral, pelas pessoas que vieram, é algo muito grande”.