O atacante do Manchester City, Erling Haaland, conquistou o prêmio de Jogador do Ano da PFA na terça-feira, após sua excelente primeira temporada com os triplos vencedores.
A estrela da Inglaterra e do Aston Villa, Rachel Daly, ganhou o prêmio feminino, votado por outras jogadoras.
Organizados pela Associação de Futebolistas Profissionais, os prémios homenageiam os melhores jogadores masculinos e femininos do futebol inglês em 2023.
Haaland teve uma temporada de estreia impressionante pelo City, marcando 52 gols em todas as competições, na vitória dos homens de Pep Guardiola na Premier League, na FA Cup e na Liga dos Campeões.
O jogador de 23 anos derrotou a concorrência dos companheiros John Stones e Kevin De Bruyne, bem como da dupla do Arsenal Bukayo Saka e Martin Odegaard e do ex-atacante do Tottenham Harry Kane, agora no Bayern de Munique.
Saka foi eleito o Jovem Jogador Masculino do Ano, enquanto Lauren James, do Chelsea, recebeu o prêmio feminino.
Daly e James foram peças-chave da Inglaterra na campanha até a final da Copa do Mundo Feminina, que terminou com derrota para a Espanha no início deste mês.
Daly, do Villa, marcou 22 gols na Superliga Feminina na temporada passada, um feito notável para uma jogadora que atuou como lateral-esquerda na campanha de sucesso das Lionesses na Euro em 2022.
O jogador de 31 anos venceu a concorrência de Sam Kerr, Frida Maanum, Guro Reiten, Khadija ‘Bunny’ Shaw e Ona Batlle.