O Arsenal subiu para o topo da Premier League de forma dramática, com Kai Havertz poupando Aaron Ramsdale do rubor com um gol crucial no final da vitória de sábado por 2 a 1 sobre o Brentford.
A equipe de Mikel Arteta estava a poucos minutos de um empate prejudicial, depois que o goleiro dos Gunners, Ramsdale, fez o empate para Yoane Wissa.
Declan Rice colocou o Arsenal na frente no início do primeiro tempo, mas Ramsdale esperou muito para se livrar pouco antes do intervalo e Wissa aproveitou a vantagem para bloquear a bola na rede.
Havertz garantiu que o Arsenal não perderia a chance de subir ao primeiro lugar com uma cabeçada de bala a quatro minutos do apito final no exultante Emirates Stadium.
A oitava vitória consecutiva dos norte-londrinos no campeonato colocou-os com um ponto de vantagem sobre o anterior líder, Liverpool.
O Arsenal permanecerá na liderança no saldo de gols se o segundo colocado Liverpool e o terceiro colocado Manchester City empatarem em seu confronto de grande sucesso em Anfield, no domingo.
O nono gol do muito criticado Havertz desde que deixou o Chelsea ressaltou a vontade do Arsenal de compensar a vantagem de oito pontos na corrida pelo título na temporada passada.
É hora de o Arsenal sonhar com o primeiro título da Premier League desde 2004 e o primeiro triunfo na Liga dos Campeões.
Na terça-feira, eles tentarão reverter a desvantagem de 1 a 0 contra o Porto na segunda mão das oitavas de final da Liga dos Campeões, enquanto o próximo jogo da Premier League será no Manchester City, em 31 de março.
Revitalizados por um campo de treinamento em Dubai em janeiro, os Gunners marcaram 33 gols e sofreram apenas quatro durante sua sequência de vitórias.
Uma goleada de 6 a 0 sobre o Sheffield United na segunda-feira manteve a forte recuperação do Arsenal e eles rapidamente atacaram o Brentford.
Monopolizando a posse de bola de forma metronômica, o Arsenal apertou Brentford cada vez mais fundo antes de assumir a liderança aos 19 minutos.
Ben White acertou um cruzamento perfeito da direita e Rice subiu mais alto para cabecear o goleiro do Brentford, Mark Flekken, de 10 metros.
Foi o sexto gol do ex-meio-campista do West Ham em sua impressionante primeira temporada com os Gunners.
HAVERTZ PARA O RESGATE
O remate de longa distância de Leandro Trossard foi bem defendido por Flekken, mas o Arsenal foi tão dominante que parecia apenas uma questão de tempo até voltar a marcar.
Em vez disso, o erro de Ramsdale deixou os Emirados em silêncio nos acréscimos do primeiro tempo.
O passe para trás de Gabriel deveria ter sido respondido pelo goleiro do Arsenal, mas ele demorou muito para desmarcar dentro de sua área de seis jardas, permitindo que Wissa o fechasse e fizesse um bloqueio deslizante que desviou a bola para a rede.
Ramsdale parecia perturbado ao pegar a bola e vários companheiros fizeram questão de consolá-lo enquanto ele caminhava em direção ao túnel no intervalo.
Ramsdale estava fazendo sua primeira partida na liga desde o último encontro dos Gunners com o Brentford, em 25 de novembro, porque o goleiro titular do Arsenal, David Raya, estava inelegível para enfrentar seu clube matriz.
O internacional inglês foi aplaudido pelos adeptos do Arsenal quando reapareceu para a segunda parte.
Essa demonstração de fé não parecia ser recompensada quando o soco nervoso de Ramsdale caiu para Vitaly Janelt, cujo chute saiu ao lado.
Mas Ramsdale se redimiu parcialmente com uma excelente defesa para evitar um remate audacioso de Ivan Toney, que se dirigia para o canto superior a 30 metros de distância.
À medida que a tensão aumentava, Ramsdale fez outra bela defesa para desviar a cabeçada de Collins.
Rice estava a poucos centímetros de restaurar a vantagem do Arsenal com um curling que acertou a trave na entrada da área.
Com o tempo se esgotando, Havertz marcou aos 86 minutos.
Ele encontrou espaço na pequena área para receber um cruzamento de White com um cabeceamento poderoso que provocou grandes comemorações de Arteta na linha lateral, enquanto o sonho do título do Arsenal continuava vivo.