A elegante Inglaterra venceu a Itália por 3 a 1 em Wembley e se tornou o último país a garantir uma vaga no Campeonato Europeu do próximo ano, após a rodada de qualificação de terça-feira, mas as esperanças da Hungria foram frustradas pelo empate fora com a Lituânia.
Inglaterra e Hungria foram as únicas seleções que tiveram a oportunidade, na terça-feira, de garantir sua vaga na fase final, na Alemanha, em junho próximo, com a equipe de Gareth Southgate recuperando de desvantagem para derrotar o campeão europeu e garantir a liderança do Grupo C.
A derrota para a Itália, que liderou através de Gianluca Scamacca antes de a Inglaterra os ultrapassar com dois golos do seu melhor marcador de todos os tempos, Harry Kane – o primeiro de grande penalidade – e um de Marcus Rashford, deixa os visitantes num precário terceiro lugar.
A Ucrânia passou para o segundo lugar ao derrotar Malta por 3-1 fora, depois de Paul Mbong ter colocado os anfitriões em vantagem aos 12 minutos. Um gol contra e depois um pênalti colocaram a Ucrânia na frente no intervalo e eles marcaram o terceiro perto do final, de Mykhailo Mudryk.
A Ucrânia conclui a sua campanha de qualificação no próximo mês com um jogo em casa contra a Itália, que terá de ser disputado num campo neutro devido ao conflito com a Rússia.
A Hungria teria-se qualificado se tivesse vencido na Lituânia, país que tinha derrotado cinco vezes nos seis encontros anteriores, mas perdeu por dois golos em Kaunas antes de reagir e empatar 2-2.
A Lituânia, que venceu apenas um jogo no Grupo G, liderou no intervalo com gols de Fedor Cernych e Pijus Sirvys, mas a Hungria reagiu com um pênalti do capitão Dominik Szoboszlai aos 67 minutos e uma cabeçada de Barnabas Varga a oito minutos do final.
A Hungria pressionou por uma vitória, mas agora deve esperar até o próximo mês para garantir uma vaga na Euro 2024. Eles lideram por um ponto depois que a segunda colocada Sérvia derrotou o vizinho Montenegro por 3 a 1 em Belgrado, após uma dobradinha de Aleksandar Mitrovic.
Dinamarca e Eslovénia venceram fora de casa no Grupo H e estão à beira da qualificação.
Os dinamarqueses levaram um susto em San Marino, onde a pequena república marcou o primeiro golo da campanha, mas os visitantes venceram por 2-1, enquanto a Eslovénia venceu a Irlanda do Norte por 1-0, em Belfast, onde Adam Cerin marcou aos cinco minutos.
Os resultados deixaram o Cazaquistão com poucas esperanças de classificação automática, apesar de derrotar a Finlândia por 2 a 1 fora de casa na partida de terça-feira, com Bakhtiyar Zaynutdinov marcando duas vezes, a primeira de pênalti aos 77 minutos e depois a vitória aos 89 minutos.
Já inscritos para a fase final estão Alemanha (anfitriã), Áustria, Bélgica, França, Portugal, Escócia, Espanha e Turquia.
A rodada final das eliminatórias do grupo será no próximo mês e o torneio será realizado de 14 de junho a 14 de julho.