O jovem holandês Xavi Simons marcou seu primeiro golo na Bundesliga na sexta-feira, na vitória do RB Leipzig sobre o Stuttgart por 5 a 1.
Simons, que se transferiu para o Leipzig por empréstimo do Paris Saint-Germain em julho, colocou a cereja no topo do bolo com o quinto golo de sua equipe, após entrar como reserva no segundo tempo.
Sua finalização certeira culminou com um desempenho emocionante no segundo tempo do Leipzig, qualificado para a Liga dos Campeões, que superou uma oscilação inicial para derrotar o Stuttgart na meia hora final.
“Merecemos totalmente o resultado de hoje. Ficamos mais afiados e melhores a cada minuto que passava e controlamos completamente o jogo”, disse o técnico do Leipzig, Marco Rose, ao DAZN depois que sua equipe se recuperou da derrota por 3-2 para o Bayer Leverkusen na semana passada.
O Stuttgart entrou em jogo como líder da liga após a impressionante vitória por 5 a 0 sobre o Bochum no fim de semana de estreia, e manteve o Leipzig em segredo durante grande parte da primeira meia hora.
O Leipzig estava apenas começando a assumir o controle quando o desastre aconteceu na defesa.
Um passe errado de David Raum deu ao Estugarda a posse de bola no terço final, permitindo a Serhou Guirassy passar pela área e marcar o golo inaugural.
O Leipzig entrou no intervalo frustrado depois de ter dois apelos de pênalti rejeitados e a atacante belga Lois Openda ter sido frustrada pelo goleiro do Stuttgart, Alexander Nuebel, perto do intervalo.
O heroísmo de Nuebel continuou após o intervalo, quando ele desviou uma cabeçada de Willi Orban com uma defesa reflexiva brilhante.
No entanto, poucos minutos depois, a noite de sonho do guarda-redes do Estugarda transformou-se num pesadelo.
Primeiro, Nuebel permitiu que Benjamin Henrichs o atacasse na área, sua tentativa de alívio ricocheteou no jogador do Leipzig e caiu na rede.
Ele então deixou um cruzamento rasteiro escapar por entre os dedos para dar a Openda um gol aberto.
O VAR poupou o rubor de Nuebel quando Openda foi considerado impedido, mas os erros do goleiro ainda viraram o jogo.
O Leipzig sentiu agora cheiro de sangue e, à medida que avançava com nova confiança, parecia apenas uma questão de tempo até assumir a liderança.
Fizeram-no pouco depois da hora de jogo, com o internacional espanhol Olmo a aproveitar seis pence para rematar para o canto inferior.
Openda finalmente marcou seu gol pouco depois, acertando a bola por baixo da trave à queima-roupa para marcar seu segundo gol em outros tantos jogos da Bundesliga.
O remate de longa distância de Kevin Kampl foi desviado aos 73 minutos para fazer o 4-1, antes de Simons se libertar da linha de defesa para marcar o quinto, alguns minutos depois.
“Foi uma noite brutal”, disse Nuebel atordoado.