O Lesoto reforçou a liderança do grupo C da Copa Cosafa de 2023, após a dura vitória por 1 a 0 sobre Moçambique no Estádio Princesa Magogo na noite de segunda-feira.
Após uma vitória por 2 a 0 sobre o Maurício na estreia na Copa Cosafa na semana passada, Lesoto conseguiu duas vitórias em duas contra o Mambas.
O Likuena ocupa agora o primeiro lugar do grupo C, com três pontos de vantagem sobre as Maurícias, que ocupam a segunda posição.
Quando o árbitro apitou para a primeira parte, Moçambique abriu o jogo de forma positiva e viu a maior parte da bola nas primeiras trocas. Com um jogo de construção cuidadoso, Moçambique frequentemente avançava com ritmo e determinação, para grande angústia da defesa do Lesoto.
Moçambique continuou a aumentar a pressão quando a marca dos 15 minutos se aproximava, com o Lesoto reduzido a atacar o meio-campo adversário em manchas.
O Lesoto conseguiu voltar ao jogo pouco antes da marca da meia hora e levou o jogo para Moçambique. No entanto, os Mambas mantiveram-se firmes na tentativa de repelir os ataques de Lesoto.
Depois de ter momentos progressivos no campo, Lesoto assumiu a liderança aos 34 minutos, quando Neo Mokhachane colocou seu nome na súmula.
Ao fazer Moçambique pagar pela defesa estática, Lesotho contornou a defesa do Mambas com um passe intrincado na entrada da área, quando Rethabile Rasethuntsa acertou a bola para Neo Mokhachane, que conduziu a bola para casa de perto.
Com o vento a favor, Lesoto terminou o primeiro tempo como o melhor time, com uma pequena vantagem de 1 a 0.
No início do segundo tempo, Lesoto parecia confortável com a bola e jogou com confiança. Moçambique, no entanto, não se conteve e procurou activamente o empate.
O Mambas lutou para voltar ao jogo como resultado do ataque do Lesoto e lutou para emular o ímpeto apresentado nos estágios iniciais dos primeiros 45.
Moçambique ganhou um pouco de estrutura faltando cerca de 15 minutos para o final do jogo e recuperou o Lesoto na tentativa de voltar ao empate. No entanto, o Likuena entrou no modo de gerenciamento de jogo enquanto defendia seus quartos.
Lesoto teve algumas oportunidades para dobrar sua contagem na noite, mas não conseguiu converter suas chances de gol no final do empate. No entanto, o remate de Mokhachane aos 34 minutos foi suficiente para o Likuena, que somou o máximo de pontos no Estádio Princesa Magogo.
Moçambique: (0) 0
Lesoto: (1) 1 (Mokhachane 34′)
Moçambique: Guembe, Agosthino Mutambe (Muze 80′), Chico Muchanga, Thauzene, Domingos, Antonio, Esteve Melo, Momade, Jone Bonde, Divrassone (Lorenzoni 80′), Alexandre (Isac 62′)
Lesoto: Moerane, Rasethuntsa, Mkwanazi, Makepe, Malane, Lesaoana, Bereng (Fothoane 76′), Lebokollane, Mokhachane, Thabantso (Makha 76′), Sefali