Robert Lewandowski arrebatou ao campeão Barcelona uma vitória pouco convincente por 2 a 1 sobre o humilde Celta Vigo com dois gols e deixando o time em terceiro lugar na La Liga no sábado.
A equipe de Xavi Hernandez está atrás do líder Real Madrid por sete pontos antes de Los Blancos visitarem o Rayo Vallecano no domingo.
O Atlético de Madrid, quarto colocado, derrotou o Las Palmas por 5 a 0 e está três pontos atrás do Barcelona.
Os catalães precisavam de um pênalti convertido por Lewandowski nos acréscimos na segunda tentativa para superar o Celta de Vigo que lutava contra o rebaixamento, caído na 17ª colocação.
Lewandowski deu vantagem aos visitantes em Balaidos antes do intervalo, mas Iago Aspas empatou para o Celta de Rafa Benitez no início do segundo tempo.
O Barcelona lutou para encontrar um caminho antes de receber um pênalti tardio por uma falta desajeitada sobre Lamine Yamal, que Lewandowski despachou para seu 12º gol na temporada.
A primeira tentativa de pênalti de Lewandowski foi defendida por Vicente Guaita, mas como o goleiro saiu da linha, o atacante teve outra chance e converteu.
“No segundo pênalti eu marquei e isso é o importante”, disse Lewandowski ao DAZN.
Os catalães estão invictos há quatro partidas, desde que Xavi disse que partiria no final da temporada.
Eles enfrentam o Napoli na quarta-feira nas oitavas de final da Liga dos Campeões, sendo a Europa a última chance realista do clube de conquistar um título nesta temporada.
“Senti que jogamos bem até chegarmos ao último terço… nos faltou a bola final”, disse Xavi ao DAZN.
“Acho que a equipe teve esforço, atitude, comprometimento, a decisão que tomei (de sair) foi conseguir isso, e está indo bem – 10 pontos em 12”.
Xavi deu ao atacante brasileiro Vitor Roque sua estreia pelo clube na esquerda do ataque, ao lado de Lewandowski e da sensação do jovem de 16 anos, Yamal.
Este último foi mais uma vez o jogador mais brilhante do Barcelona, com os catalães dependentes da sua habilidade e velocidade no flanco direito para criar perigo.
‘LIGADO’
O Barça abriu o marcador aos 45 minutos, quando Yamal serviu Lewandowski, que rematou de forma soberba dentro da área.
A vantagem não durou muito, com Aspas a marcar aos dois minutos da segunda parte para empatar.
Uma jogada inteligente do Celta foi finalizada pelo veterano atacante depois que o ex-zagueiro do Barcelona Oscar Mingueza colocou a bola em seu caminho.
O remate de Aspas rebateu em Jules Kounde, com o desvio a passar a bola por cima do braço estendido de Marc-Andre ter Stegen.
Guaita acertou com a ponta dos dedos uma cobrança de falta de Raphinha enquanto o Barcelona buscava o gol da vitória sem sucesso, até que Yamal ganhou um pênalti nos acréscimos.
Fran Beltran, do Celta, chutou acidentalmente o lateral ao tentar limpar a bola e Lewandowski converteu de pênalti para roubar três pontos do Barcelona.
Guaita defendeu o primeiro pênalti de Lewandowski, mas o veterano atacante polonês marcou clinicamente depois de ter sido adiado quando foi demonstrado que o goleiro saiu da linha muito rapidamente.
“Robert está ‘conectado’, fico emocionado ao ver a unidade da equipe”, acrescentou Xavi.
“Estou feliz pelos golos do Robert, mas também pelo seu trabalho árduo.”
O Celta está três pontos acima da zona de rebaixamento depois que o Cádiz, 18º, perdeu por 2 a 0 para o Osasuna mais cedo.
O Valência, oitavo, dominou o Sevilha, mas não conseguiu marcar no empate 0-0.
O Girona, segundo, visita o quinto colocado Athletic Bilbao na segunda-feira.
Anteriormente, o Atlético de Madrid derrotou o Las Palmas, apesar de ter descansado o atacante Antoine Griezmann.
Marcos Llorente e Angel Correa marcaram dois golos cada e Memphis Depay também marcou na caminhada da equipa de Diego Simeone para a vitória.
Agora 10 pontos atrás do Real Madrid, apesar da vitória, Simeone decidiu manter o atacante francês fresco para a visita das oitavas de final da Liga dos Campeões, na terça-feira, para enfrentar o Inter de Milão.
Sem o lesionado Álvaro Morata, o Atlético alinhou com Correa e Llorente na frente e funcionou perfeitamente contra o promovido Las Palmas, nono.
“Tenho certeza que (Griezmann) ficará irritado porque não jogou”, disse Simeone.
“Precisamos de um grande Griezmann e dele renovado.”