Robert Lewandowski marcou dois gols rápidos antes de João Cancelo selar a vitória do Barcelona por 3 a 2 no último suspiro sobre o Celta Vigo em um confronto da LaLiga no Estadi Olimpic Lluis Companys, no sábado.
A vitória leva provisoriamente o Barcelona ao topo da classificação do campeonato, com 16 pontos em seis jogos, um ponto à frente do Real Madrid, que enfrenta o rival local Atlético de Madrid no domingo. O Celta está em 17º.
O Barcelona, após vitórias consecutivas por 5 a 0 sobre o Royal Antwerp e o Real Betis, começou bem, mas foi o Celta quem teve a primeira oportunidade real da partida, com Iago Aspas fazendo uma defesa certeira de Marc-Andre ter Stegen.
Os visitantes continuaram a pressionar e foram recompensados com o golo inaugural, aos 19 minutos, quando Jorgen Strand Larsen abriu o corpo e rematou com o pé direito, fora do alcance de Ter Stegen, após ser desviado por Luca de la Torre.
Estimulado pelo gol, o Celta estabeleceu um padrão confortável ao se recostar e permitir que o Barcelona mantivesse a posse de bola, ao mesmo tempo em que lançava contra-ataques rápidos e intermitentes que atravessavam com facilidade a frágil defesa dos anfitriões.
Strand Larsen quase dobrou seu placar pouco antes do intervalo, mas a cabeçada do norueguês foi frustrada por Ter Stegen.
Xavi Hernandez colocou Lamine Yamal e Ronald Araujo no intervalo, com a formação do Barcelona mudando de dois zagueiros centrais para três na defesa, mas embora a mudança trouxesse coesão no ataque, sua defesa mais uma vez foi considerada deficiente.
O suplente Tasos Douvikas deu ao Celta uma vantagem de dois golos 10 minutos depois de entrar em campo, quando coroou uma jogada abrangente ao encaixar a bola com frieza no canto inferior.
O Celta tirou o pé do acelerador e foi punido quando Lewandowski marcou duas vezes em quatro minutos, acertando o goleiro Ivan Villar com uma finalização hábil para sua primeira antes de desviar um cruzamento rasteiro de Cancelo para empatar o placar aos 85 minutos.
Cancelo então passou entre dois zagueiros do Celta para acertar um cruzamento perfeito de Gavi e arrancar a vitória das garras da derrota e selar a quinta vitória consecutiva do Barça no campeonato.