Robert Lewandowski, do Barcelona, marcou dois gols no segundo tempo e colocou o líder no caminho para uma goleada por 4 a 0 sobre o Real Madrid em uma vitória sensacional no Clássico de LaLiga no sábado.
O atacante polonês marcou dois gols em três minutos no início do segundo tempo, antes de Lamine Yamal, de 17 anos, se tornar o mais jovem artilheiro do Clássico, aos 77 minutos, e o capitão Raphinha garantir uma vitória confortável a seis minutos do fim.
O Barça ampliou sua liderança no topo e chegou a 30 pontos, seis acima do Real e nove à frente do Villarreal, em terceiro.
Após quatro derrotas consecutivas no Clássico, os catalães conquistaram seu primeiro triunfo sobre o Real desde março de 2023 em grande estilo, com uma atuação clínica na qual foram fiéis às ideias do técnico Hansi Flick de apostar com uma defesa agressivamente alta.
Os visitantes estavam mais do que confortáveis jogando no contra-ataque, explorando a velocidade de Raphinha e Yamal para ajudar o artilheiro da LaLiga, Lewandowski.
O Real começou positivo , mas ficou frustrado ao desperdiçar várias chances, principalmente com Kylian Mbappé, que estava em baixa, antes de Lewandowski silenciar a torcida com uma blitz de dois gols aos 54 e 56 minutos, chegando a 14 gols em 11 jogos do campeonato.
Os anfitriões tentaram voltar à disputa, mas a sequência de oportunidades perdidas continuou, com Vinicius Jr., Jude Bellingham e Mbappé desperdiçando oportunidades claras, o que enfureceu os torcedores, que começaram a vaiar dentro do Santiago Bernabéu.
O Barça continuou jogando o seu jogo e era questão de tempo até que encerrasse a disputa com mais dois gols de contra-ataque, marcados pelo precoce Yamal e pelo sempre perigoso Raphinha.
“Tivemos dificuldades no começo”, disse o zagueiro do Barcelona Inigo Martinez à DAZN .
“O Real Madrid estava pressionando, era esperado, mas nós superamos. Temos jogado muito bem, em ótima forma e vamos torcer para que possamos continuar assim.”