O Liverpool aplicou, este domingo, uma goleada memorável ao Manchester United (7-0), no jogo grande da 26.ª jornada da Premier League. Os reds ganharam, assim, na luta por um lugar no pódio, tirando também proveito da derrota do Tottenham, no reduto do Wolverhampton na véspera, para recuperar terreno na tabela classificativa.
Cody Gakpo, avançado neerlandês contratado pelo Liverpool ao PSV em janeiro, depois de ter sido tão desejado por Erik ten Hag, foi uma das grandes figuras do encontro, ao conseguir completar um bis. Em cima do intervalo, aos 43 minutos, Gakpo desfez o nulo, já depois de ter sido anulado um golo a Casemiro, por fora de jogo. O internacional neerlandês foi assistido por Robertson e disparou cruzado para a baliza do United, numa jogada que começou em… Alisson.
A segunda parte começou da mesma maneira como terminou a primeira. Ou seja, com o Liverpool a marcar. Lance de grande confusão na grande área do United e Darwin Núñez (47′) teve cabeça para meter a bola no fundo das redes de De Gea e deixar Anfield à beira da… loucura.
Três minutos depois novo golo para Gakpo (50′). Contra ataque letal do Liverpool com ex-PSV a dar um pequeno toque para assinar terceiro golo dos homens de Jurgen Klopp.
O United estava cada vez mais perdido e não escapou a novo golo, em mais um lance de contra ataque. Mohamed Salah acelerou, Darwin insistiu e o avançado egípcio (66′) disparou um autêntico ‘míssil’ para dentro da baliza do United.
O pesadelo do United em Anfield não ficou por aqui e aos 75 minutos foi a vez de Darwin Núñez também chegar ao bis, novamente através de um golpe de cabeça. Como não há duas sem três, também Salah (83′) chegou ao… bis, em mais um lance de absoluto terror para o United.
O golo deu contornos de humilhação à partida e colocou Salah (ainda mais) na história do Liverpool. Afinal de contas, o craque egípcio ultrapassou Robbie Fowler como o maior goleador dos reds na Premier League, com 129 remates certeiros.
O último golo da tarde – o sétimo, diga-se! – ficou a cargo de Roberto Firmino (88′). O avançado brasileiro entrou já na reta final do encontro, mas ainda foi a tempo de fechar as contas em Anfield.
Feitas as contas, o Manchester United despede-se, praticamente, da possibilidade de lutar pelo título de campeão inglês, ao passo que o Liverpool ganha terreno e aproxima-se da zona de acesso à Liga dos Campeões. Os reds somam agora 42 pontos e estão a três do Tottenham, equipa que tem mais um jogo disputado.
Por seu turno, o Manchester United faz história ao sofrer a goleada mais pesada de sempre, só comparada com outras três, mas mantém-se no terceiro lugar do pódio com os mesmos 49 pontos. Os red devils já não conheciam o sabor da derrota há 11 jogos consecutivos.
Classificação atualizada da Premier League
Arsenal, 63 pontos (26 jogos)
Manchester City, 58 pontos (26 jogos)
Manchester United, 49 pontos (25 jogos)
Tottenham, 45 pontos (26 jogos)
Liverpool, 42 pontos (25 jogos)
(…)