O Liverpool, líder da Premier League, dirige-se ao Manchester United em busca de dar um passo mais perto de igualar o recorde de 20 títulos ingleses do seu rival.
Em uma disputa pelo título emocionante, Arsenal e Manchester City esperam um tropeço do Liverpool, enquanto a batalha dos quatro primeiros e a luta pela sobrevivência contra o rebaixamento também estão esquentando.
A AFP Sport analisa três pontos de discussão antes da ação deste fim de semana:
NENHUMA MISSÃO DE ‘VINGANÇA’ PARA LIVERPOOL
Com as lembranças da dolorosa derrota nas quartas de final da Copa da Inglaterra para o Manchester United ainda frescas para Alex Mac Allister e seus companheiros de Liverpool, não seria nenhuma surpresa se o meio-campista argentino tivesse considerado seu retorno a Old Trafford como uma missão de vingança.
A equipe de Jurgen Klopp perdeu a vantagem duas vezes na derrota por 4 a 3, que foi conquistada por Amad Diallo nos segundos finais da prorrogação.
O fim da candidatura quádrupla do Liverpool magoou os Merseysiders, mas eles podem compensar derrotando os homens de Erik ten Hag, na tentativa de empatarem com o recorde de 20 títulos da primeira divisão do United.
Mac Allister, cujo gol estrondoso colocou o Liverpool no caminho da vitória por 3 a 1 sobre o Sheffield United na quinta-feira, insistiu que vingar a derrota na Copa da Inglaterra não era a principal motivação, com tantas coisas já em jogo.
“Não sei se é vingança, mas com certeza será um jogo importante para nós, porque se quisermos ganhar alguma coisa, temos que vencer todos os jogos e esse é o objetivo”, disse Mac Allister, cuja equipe está dois pontos à frente do o segundo colocado Arsenal faltando oito jogos para o fim.
O Arsenal segue para Brighton com o objetivo de manter a pressão sobre o Liverpool, enquanto o terceiro colocado City – três pontos atrás do líder – viaja para o Crystal Palace.
TOP QUATRO CORRIDAS AQUECE
O Tottenham não é o “artigo acabado”, de acordo com o técnico Ange Postecoglou, já que seus quatro principais candidatos enfrentam um fim de semana vital na corrida pela qualificação para a Liga dos Campeões.
A equipe de Postecoglou empatou em 1 x 1 com o West Ham na terça-feira, mas a derrota do Aston Villa por 4 x 1 para o Manchester City, 24 horas depois, manteve os londrinos do norte na disputa por uma vaga entre os quatro primeiros.
O quinto colocado Tottenham está dois pontos atrás do quarto colocado Villa, com um jogo a menos.
O lutador Nottingham Forest visita o Tottenham Hotspur Stadium no sábado, enquanto o Villa recebe o Brentford.
Espera-se que ambas as equipas vençam e um deslize surpreendente pode ser um momento decisivo, com Postecoglou a admitir que a sua equipa ainda está em processo de trabalho.
“Eu adoraria ter um joystick e colocá-los onde eu quiser, mas não funciona assim. Não somos o artigo finalizado e sabemos disso”, disse ele.
O Villa pretende jogar na Liga dos Campeões pela primeira vez desde 1983 e o técnico Unai Emery disse que seus jogadores apreciam a pressão.
“Vamos disputar muitas partidas nas próximas semanas, começando no sábado. Está claro que estamos motivados e entusiasmados para tentar ser competitivos”, disse ele.
‘A ÚNICA MANEIRA É PARA CIMA’ NA BATALHA DE SOBREVIVÊNCIA
O meio-campista do Nottingham Forest, Morgan Gibbs-White, está confiante de que sua equipe não irá quebrar à medida que a tensão aumenta na luta pela sobrevivência.
Gibbs-White marcou na vitória do quarto colocado Forest sobre o Fulham por 3 a 1 na terça-feira, aumentando suas esperanças de superar a queda com a primeira vitória em sete jogos em todas as competições.
“Crédito para toda a equipe. Parece que a única maneira é subir a partir daqui, espero”, disse Gibbs-White.
Ao Forest foram deduzidos quatro pontos por violar as regras de rentabilidade e sustentabilidade da Premier League, enquanto o Everton foi punido com uma punição de seis pontos – reduzida de 10 no recurso – por infrações financeiras semelhantes.
O Everton enfrentará o Burnley, ex-clube do técnico Sean Dyche, em um confronto crucial em Goodison Park, no sábado, quando os Toffees tentarão quebrar o recorde do clube de 13 jogos sem vitórias na Premier League.
A equipe de Dyche está sete pontos acima do segundo colocado Burnley, em busca da primeira vitória no campeonato desde que derrotou os Clarets em dezembro.
O Luton, terceiro colocado, recebe o Bournemouth e tenta diminuir a diferença de três pontos para o Forest.
LUGARES
SÁBADO
– Crystal Palace x Manchester City
– Aston Villa x Brentford
– Everton x Burnley
– Fulham x Newcastle
– Luton x Bournemouth
– Wolves x West Ham
– Brighton x Arsenal
DOMINGO
– Manchester United x Liverpool
– Sheffield United x Chelsea
– Tottenham x Nottingham Forest