Curtis Jones e Cody Gakpo marcaram com três minutos de diferença enquanto o Liverpool se recuperava de uma desvantagem de gol para derrotar o Fulham por 2 a 1 na primeira mão da semifinal da Copa da Liga, no frio Anfield, na quarta-feira.
O Fulham assumiu a liderança no primeiro tempo com um gol de Willian e depois recuou e tentou acertar o Liverpool no contra-ataque, frustrando a equipe de Juergen Klopp até os 68 minutos, quando Jones e depois Gakpo marcaram em rápida sucessão.
“É a mentalidade do grupo, do clube, da cidade, apenas continuar e não importa o que aconteça e mostramos isso novamente hoje”, disse Gakpo à Sky Sports. “Se você tiver essa mentalidade, muitas coisas podem acontecer.”
O Fulham ameaçou dar ao recorde de nove vezes vencedores da Copa da Liga sua primeira derrota em casa em todas as competições nesta temporada, depois que Willian marcou aos 19 minutos. Aproveitando o mau passe de Virgil van Dijk, o brasileiro marcou na entrada da pequena área, entre as pernas do goleiro Caoimhin Kelleher.
O Liverpool, líder da Premier League, dominou a posse de bola e finalmente levou a melhor sobre a defesa bem organizada do Fulham quando Jones marcou, seu chute de 25 metros recebeu um grande desvio nas costas de Tosin Adarabioyo.
O substituto Gakpo, que marcou em todos os quatro jogos da Copa da Liga pelo Liverpool, colocou o time da casa na frente aos 71, acertando um cruzamento de Darwin Nunez no poste mais próximo para deixar os torcedores felizes para casa depois de ampliarem seu notável recorde em casa nesta temporada. a 14 vitórias e dois empates.
“No primeiro tempo foi difícil, tínhamos toda a bola, mas não conseguimos encontrar o fundo da rede e no segundo tempo mudamos isso”, disse Jones à Sky Sports.
“Os fãs estão saindo com sorrisos nos rostos, então estou feliz.”
A equipa de Klopp fez 21 remates contra seis do Fulham, e a adição de Gakpo e Nunez na segunda parte fez toda a diferença.
“(Jones) marcou um gol muito importante para nos colocar de volta no jogo e depois disso senti que realmente dominamos, não só com a posse de bola, mas também criando chances e depois o segundo, então fiquei feliz”, disse Gakpo.
“Adoro jogar com estes rapazes. Mostrámos uma boa mentalidade e temos de continuar, pois é apenas a primeira mão deste jogo.”
O Liverpool estava sem o talismã Mohamed Salah, artilheiro da Premier League nesta temporada e que está com o Egito na Copa das Nações Africanas, e Trent Alexander-Arnold, que machucou o joelho na vitória de domingo na terceira rodada da Copa da Inglaterra sobre o Arsenal.
O Liverpool viajará para Craven Cottage para a segunda mão, no dia 24 de janeiro.
O Chelsea sofreu uma derrota surpreendente por 1 a 0 para o Middlesbrough, da segunda divisão, na primeira mão da outra semifinal, na terça-feira.