O Liverpool marcou quatro gols em 14 minutos na goleada por 6 x 1 sobre o Sparta Praga para chegar às quartas de final da Liga Europa, enquanto o líder da Bundesliga, Bayer Leverkusen, precisava de dois gols nos acréscimos para eliminar o Qarabag.
AC Milan, Marselha, Roma e West Ham estiveram entre as outras equipas que também garantiram o seu lugar no sorteio dos quartos-de-final de sexta-feira.
Apesar de ter vencido por 5 a 1 na primeira mão, Jurgen Klopp nomeou um time surpreendentemente forte do Liverpool e foi bem recompensado, já que os Reds continuam rumo a um quádruplo troféus.
Darwin Nunez e Bobby Clark, de 19 anos, deram aos homens de Klopp um início excelente, antes de Mohamed Salah marcar sua primeira partida no clube desde 1º de janeiro, com seu 20º jogo na temporada.
Cody Gakpo marcou o quarto gol antes do Liverpool tirar o pé do acelerador por um breve período antes da viagem de domingo ao Manchester United pela Copa da Inglaterra.
Veljko Birmancevic reduziu para o Sparta, mas Dominik Szoboszlai e Gakpo completaram a goleada no segundo tempo.
“Foi uma vitória incrível – e primeiros 15 minutos incríveis”, disse Gakpo após uma vitória total por 11-2.
“É o que tínhamos em mente. Mostra a confiança que a equipa tem neste momento.”
LEVERKUSEN AINDA INVENCIDO
O técnico do Leverkusen, Xabi Alonso, está fortemente relacionado como sucessor de Klopp em Anfield, e sua equipe continua invicta em todas as competições nesta temporada, graças à dobradinha de Patrik Schick nos acréscimos para vencer o Qarabag por 3-2 naquela noite e 5-4 no total.
Schick também marcou nos descontos durante a primeira mão, quando o Leverkusen recuperou de uma desvantagem de 2-0 e precisava de fazer o mesmo em casa.
Abdellah Zoubir e Juninho deram aos campeões do Azerbaijão uma vantagem impressionante.
Mas os visitantes pagaram por terem de jogar a última meia hora com apenas 10 jogadores, já que Elvin Cafarguliyev foi expulso por derrubar Jeremie Frimpong.
Frimpong reduziu a desvantagem antes de Schick marcar no próximo poste, aos 93 minutos.
E ainda houve tempo para o avançado checo marcar de cabeça o golo da vitória aos sete minutos dos descontos.
O West Ham perdia por 1 a 0 na primeira mão contra o Freiburg, mas se recuperou e chegou às quartas de final europeias pela terceira temporada consecutiva.
Lucas Paquetá marcou escanteio no poste mais distante, antes de Jarrod Bowen marcar para virar o empate antes do intervalo.
Aaron Cresswell rematou para o canto mais distante e Mohammed Kudus assumiu o centro das atenções para garantir uma vitória europeia recorde para os homens de David Moyes.
O ganês correu do meio-campo e da defesa do Freiburg para chegar ao quarto lugar.
E Kudus então acertou em cheio na entrada da área.
“É claro que temos dois ou três jogadores excepcionais que nos ajudaram a marcar golos”, disse Moyes. “Foi uma exibição brilhante para nós vencer por cinco”.
O Brighton deixou muito a fazer, já que uma vitória por 1 a 0 sobre a Roma não conseguiu reverter a desvantagem de 4 a 0 da primeira mão.
Danny Welbeck marcou o único golo da vitória dos Seagulls, pelo menos, no final da sua primeira campanha europeia em alta.
O Benfica acabou com as esperanças do Rangers de mais uma boa campanha na Liga Europa com uma vitória por 1-0 sob a forte chuva de Glasgow, apurando-se por 3-2 no total.
Rafa Silva finalizou com calma após passe de Angel Di Maria a 24 minutos do final e o gol foi mantido após inicialmente ter sido considerado impedimento.
O AC Milan, sete vezes campeão europeu, passou para as oitavas de final com uma vitória por 3 a 1 sobre o Slavia Praga, de 10 jogadores.
Três gols rápidos de Christian Pulisic, Ruben Loftus-Cheek e Rafael Leão encerraram o empate antes do intervalo.
O Villarreal pôs fim à invencibilidade de Jean-Louis Gasset como treinador do Marselha, mas uma vitória por 3-1 em Espanha foi muito pouco e tarde demais para os espanhóis, que perderam por 5-3 no total.
A Atalanta venceu o Sporting Lisboa por 2-1 na noite de Itália e apurou-se por 3-2 no total.