O Mali continuou a exercitar os músculos na Copa das Nações Africanas de 2023 esta semana e posteriormente garantiu sua vaga nas quartas de final do torneio após uma nervosa vitória por 2 a 1 sobre Burkina Faso, no Estádio Amadou Gon Coulibaly, na noite de terça-feira.
Com o Burkina Faso sendo eliminado da competição, a vitória verá o Mali enfrentar a anfitriã Costa do Marfim, em Bouake, no dia 3 de fevereiro.
Burkina Faso começou o jogo da pior maneira possível, com Edmond Tapsoba abrindo o placar com um gol contra. Com Sikou Niakate rebatendo a bola para a área de 18 jardas do fundo, o cabeceamento de Amadou Haidara bateu na trave antes de Tapsoba empurrar a bola para o fundo da rede no rebote.
Mali continuou a ter mais posse de bola depois de assumir a liderança e dominou o jogo no intervalo. Les Aigles criou algumas chances de gol durante a primeira meia hora de jogo, o que deixou Burkina Faso com muito o que fazer.
Burkina Faso parecia instável após o intervalo para água, enquanto o Mali colocava os Stallions sob pressão em várias ocasiões antes do intervalo. Hamari Traore proporcionou ao Burkina Faso uma rara oportunidade de ataque aos 39 minutos, no entanto, o lateral do Mali fez bem em reprimir o ataque.
O Mali aumentou a vantagem aos três minutos do novo tempo, com Lassine Sinayoko colocando seu nome na súmula. Depois de vencer a armadilha do impedimento a caminho do gol, o atacante fez bem ao enfiar a bola entre as pernas do goleiro e para o fundo da rede.
Com Les Aigles controlando o jogo após o reinício, Burkina Faso recebeu uma tábua de salvação pouco antes da hora de jogo, quando Boubakar Kouyaté foi flagrado manuseando a bola dentro de sua área. Ao assumir a vaga, o atacante do Aston Villa, Bertrand Traore, mandou o goleiro do Mali para o lado errado com uma finalização tranquila.
Com o vento a favor depois de marcar, Burkina Faso empurrou os defensores adversários para trás, enquanto o Mali parecia ter sido abalado pelo remate de Traore.
O jogo atingiu um período complicado a partir dos 75 minutos, com nenhuma das equipas a criar oportunidades de golo notáveis. No entanto, Burkina Faso continuou a procurar o empate em situações de contra-ataque rápido.
Burkina Faso bateu à porta do Mali no final do jogo e pressionou forte para o empate, no entanto, a defesa do Mali manteve-se firme e fez o suficiente para registar uma vitória crucial por 2-1 no Estádio Amadou Gon Coulibaly.
Mali : (1) 2
(Tapsoba 3′ OG, Sinayoko 47′)
Burquina Faso : (0) 1
(B.Traoré 57′)
Mali: Diarra, Traore, Kouyate, Niakate, Sacko, Camara (Fofana 93′), Coulibaly, Haidara (Samassekou 74′), Doumbia, Sinayoko (B. Traore 93′), Traore
Burkina Faso : Koffi, Yago (Badolo 46′), Tapsoba, Dayo, Kabore, Touré, Ouedraogo (Banse 68′), Sangare (Ki 87′), A.Tapsoba (Nagalo 46′), Konate, B.Traore (Ouattara 77′)