O Manchester City abriu uma vantagem de quatro pontos no topo da Premier League com uma vitória por 2 x 1 sobre o Leeds no sábado, enquanto o Liverpool venceu o Brentford por 1 x 0 para ficar entre os quatro primeiros.
Poucas horas após a pompa e a cerimônia da coroação do rei Charles III na Abadia de Westminster, em Londres, o City destacou seu desejo de estender seu próprio reinado enquanto busca o quinto título da Premier League em seis temporadas.
Ilkay Gundogan marcou os dois gols para os homens de Pep Guardiola nos primeiros 27 minutos, mas o técnico do City ficou irritado depois que Erling Haaland deu ao alemão a chance de garantir um hat-trick de pênalti.
Gundogan acertou a trave e em um minuto o Leeds estava de volta ao jogo quando Rodrigo disparou para o gol.
“O jogo não acabou. Isso mostra como Erling é bom e generoso. Se for 4 a 0 faltando 10 minutos para o fim, tudo bem. Mas em 2 a 0? Erling é o melhor cobrador de pênaltis no momento, então ele tem que cobrar, ” disse Guardiola.
Em homenagem ao Rei, o hino nacional foi tocado antes do início do jogo em todos os quatro jogos da tarde da Premier League.
Mas é o City quem domina a Premier League e está a caminho do terceiro título consecutivo.
O Arsenal enfrentará uma viagem complicada para enfrentar o terceiro colocado Newcastle no domingo, mas mesmo que os Gunners retomem sua busca pelo título, o City precisa de apenas três vitórias nas últimas quatro partidas para ter certeza de manter o título.
O Relentless City venceu seus últimos 10 jogos do campeonato e está invicto há 20 partidas em todas as competições.
A derrota na primeira partida de Sam Allardyce no comando deixou o Leeds uma posição acima da zona de rebaixamento no saldo de gols.
O Liverpool está a apenas um ponto do quarto colocado Manchester United, já que o único gol de Mohamed Salah foi suficiente para a sexta vitória consecutiva dos comandados de Jurgen Klopp.
A polêmica surgiu antes de uma bola ser chutada em Anfield, quando vaias e vaias dos torcedores do Liverpool abafaram o hino nacional para marcar a coroação.
Assim que a ação começou, o rei dos gols do Liverpool, Salah, marcou seu 30º gol na temporada com um cabeceamento de Virgil van Dijk.
Foi também o 100º gol de Salah em Anfield, ao marcar pelo nono jogo consecutivo em casa, quebrando outro recorde do clube.
“Significa muito para mim”, disse o egípcio. “Sinto-me em casa aqui, estou feliz. Precisamos terminar a temporada da melhor maneira possível.”
United e Newcastle continuam fortes favoritos para garantir uma vaga na Liga dos Campeões, pois têm dois jogos a menos.
Mas o Liverpool está pelo menos aplicando a pressão graças à sua melhor forma em uma temporada decepcionante.
CHELSEA ACABA COM A SEQUÊNCIA DE PERDAS
O Chelsea encerrou uma seqüência de seis derrotas consecutivas desde o retorno de Frank Lampard como técnico interino ao vencer o Bournemouth por 3 a 1 para acabar com qualquer ameaça de ser puxado para a batalha do rebaixamento.
Conor Gallagher colocou o Chelsea na vantagem aos nove minutos, desviando um cruzamento de N’Golo Kante para Neto.
Matias Vina empatou com um curler aos 21 minutos, mas Benoit Badiashile cobrou de voleio na cobrança de falta de Hakim Ziyech para seu primeiro gol do Chelsea aos 82 minutos.
O golo de João Félix aos 86 minutos garantiu a primeira vitória do Chelsea em 10 jogos em todas as competições.
“Eles devem se divertir e estamos felizes porque quando você não tem esse sentimento por um tempo, isso gradualmente o derruba”, disse Lampard.
Harry Kane passou para o segundo lugar na lista de artilheiros de todos os tempos da Premier League, com seu gol selando uma vitória por 1 a 0 sobre o Crystal Palace.
O capitão da Inglaterra abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo com uma cabeçada poderosa após cruzamento de Pedro Porro.
Kane subiu à frente de Wayne Rooney para 209 gols na Premier League, com o recorde de Alan Shearer de 260 em sua mira.
O Tottenham, sexto colocado, está seis pontos atrás dos quatro primeiros, depois de vencer pela primeira vez em cinco jogos.
A oferta do Aston Villa por uma vaga na Europa na próxima temporada foi prejudicada depois que o primeiro gol de Toti Gomes pelo Wolves rendeu uma vitória por 1 x 0 que garantiu a sobrevivência dos homens de Julen Lopetegui.