O Manchester City enfrentará o Real Madrid nas semifinais da Liga dos Campeões pelo segundo ano consecutivo, depois que um gol de Erling Haaland garantiu um empate de 1 x 1 e uma vitória agregada de 4 x 1 nas oitavas de final sobre o Bayern de Munique na quarta-feira.
O norueguês perdeu um pênalti no primeiro tempo, mas abriu caminho no meio do segundo tempo, acertando o goleiro do Bayern, Yann Sommer, marcando seu 48º gol em 41 partidas nesta temporada.
O Bayern teve um gol no segundo tempo anulado por impedimento e marcou um pênalti no final por meio de Joshua Kimmich, mas foi novamente assombrado por sua incapacidade de fazer a posse de bola e as chances contarem.
O City jogará as semifinais pelo terceiro ano consecutivo, mas enfrentará o antigo adversário do técnico Pep Guardiola, o Real, que marcou dois gols nos acréscimos para dar uma reviravolta espetacular no caminho para a conquista do título na última temporada.
Guardiola, tantas vezes criticado a nível europeu por mexer na sua equipa, convocou o mesmo onze que venceu a primeira mão por 3-0 em Manchester.
O técnico do Bayern, Thomas Tuchel, fez duas mudanças, optando pela criatividade do ala emprestado do City, João Cancelo, e trazendo de volta Eric Maxim Choupo-Moting, o único atacante reconhecido no time.
O Bayern, na esperança de replicar as reviravoltas milagrosas de Liverpool e Barcelona na Liga dos Campeões, que começaram com um gol no início, partiu para o ataque desde o início.
A outra ex-estrela do City do Bayern, Leroy Sane, ultrapassou o goleiro Ederson aos 17 minutos, mas passou ao lado.
O Bayern recebeu uma grande folga apenas um minuto depois em uma das primeiras incursões de ataque do City, graças a um impedimento estreito contra Haaland.
Dayot Upamecano, amplamente criticado por uma atuação nervosa na primeira mão, viu o vermelho por derrubar o norueguês com o gol à vista, mas o cartão foi imediatamente anulado.
Um Tuchel animado recebeu um amarelo por trocar palavras com o árbitro assistente enquanto aplaudia teatralmente a decisão.
A falta de confiança e fluidez do Bayern no ataque ficou óbvia poucos minutos depois, quando Sane, cara a cara com Ederson com o gol acenando, cortou a bola para um desequilibrado Leon Goretzka.
Upamecano estava no meio de tudo novamente aos 35 minutos, jogando handebol na área, levando Haaland ao ponto na frente dos ultras da casa.
O norueguês, no entanto, disparou, apenas sua terceira falha em 36 pênaltis, e sua primeira falha para o City.
Haaland compensou seu erro aos 57 minutos, quando passou por Upamecano, ultrapassou Sommer e foi para o gol para encerrar uma jogada de longa distância do City.
O Bayern colocou a bola na rede aos 73 minutos, mas o gol do adolescente francês Mathys Tel foi anulado por impedimento.
A sete minutos do fim, Kimmich converteu de pênalti após uma bola de handebol de Manuel Akanji.
O vencedor do empate City-Real enfrentará AC ou Inter de Milão na final.
Para o Bayern, as recriminações começarão dentro e fora de campo após a exibição dominante do City, com um frustrado Tuchel mandado para as arquibancadas por receber um segundo cartão amarelo nos minutos finais.
O Bayern demitiu o técnico Julian Nagelsmann em favor de Tuchel, apesar de um recorde de oito em oito na Liga dos Campeões nesta temporada, mas desde então foi eliminado da Europa e da Copa da Alemanha.