Kylian Mbappe disse que assumirá total responsabilidade por um “grande erro” depois que o atacante perdeu outro pênalti na derrota do campeão Real Madrid por 2 a 1 para o Athletic Bilbao pela LaLiga na quarta-feira.
Uma semana depois de o astro francês ter falhado na cobrança de pênalti na Liga dos Campeões contra o Liverpool, ele sofreu ainda mais com uma cobrança de 12 jardas, enquanto os Los Blancos permitiam que o líder da liga, Barcelona, mantivesse sua vantagem de quatro pontos.
Alejandro Berenguer colocou o Bilbao na frente no início do segundo tempo, com Jude Bellingham empatando para o Madrid após pênalti perdido por Mbappé.
No entanto, o substituto Gorka Guruzeta arrebatou a vitória do Athletic, que estava em quarto lugar, aos 80 minutos, após um erro de Fede Valverde.
A derrota e o pênalti perdido por Mbappé vão colocar ainda mais pressão sobre os ombros do ex-atacante do Paris Saint-Germain, após muitas críticas nas últimas semanas.
“Um grande erro em uma partida onde cada detalhe conta. Assumo total responsabilidade por isso”, disse Mbappe em uma publicação na rede social Instagram.
“Um momento difícil, mas é o melhor momento para mudar essa situação e mostrar quem eu sou.”
O técnico do Madrid, Carlo Ancelotti, disse que o atacante ficou desanimado depois que o goleiro Julen Agirrezabala defendeu seu pênalti.
“Obviamente (Mbappé) está triste, decepcionado, mas ele tem que continuar”, disse o italiano aos repórteres.
Mbappé marcou 10 gols em seus primeiros 20 jogos pelo Madrid em todas as competições, mas está com dificuldades para manter a consistência.
“Ele não está no seu melhor nível, mas temos que dar tempo para ele se adaptar. Ele marcou 10 gols, pode fazer melhor e está trabalhando para isso”, disse Ancelotti.
O Madrid esperava dar continuidade a três vitórias consecutivas na LaLiga, apesar de perder Vinicius Junior e outras estrelas lesionadas, com Ancelotti trazendo o meio-campista francês Aurelien Tchouameni de volta ao time titular.
Thibaut Courtois fez uma importante intervenção no início do jogo para negar o gol do ponta espanhol Nico Williams, com seu irmão Inaki Williams à espreita perigosamente.
Foi um primeiro tempo com poucas chances claras, mas disputado com intensidade diante de um estádio San Mames lotado.
Mbappé marcou, mas o gol foi anulado por impedimento e o árbitro revisou um pênalti de Rodrygo, mas decidiu que o ponta brasileiro caiu com muita facilidade.
Do outro lado, Berenguer deveria ter colocado os anfitriões na frente, mas chutou alto, por cima do travessão, depois de um inteligente passe de calcanhar de Inaki Williams.
O atacante se redimiu no início do segundo tempo, marcando de perto depois que Courtois só conseguiu espalmar um cruzamento de Inaki Williams em seu caminho.
‘PENSEI QUE ELE SEGUIRIA O MESMO CAMINHO’
Mbappé teve a chance de empatar para o Madrid de pênalti quando o goleiro do Bilbao, Julen Agirrezabala, acertou Antonio Rudiger.
Depois de perder seu pênalti contra o Liverpool, Mbappé concordou em deixar Bellingham cobrar um contra o Getafe no domingo.
No entanto, desta vez o atacante francês avançou, mas seu chute fraco, novamente à esquerda do goleiro, estava em uma altura confortável para Agirrezabala defender.
“Hoje em dia estudamos muito tudo, eu sabia que ele era um bom cobrador e ele errou o último, pensei que ele seguiria o mesmo caminho e felizmente foi assim”, disse Agirrezabala ao DAZN.
“Estou muito feliz pelo que foi uma noite incrível. Vencer o Real Madrid diante dos nossos torcedores é muito bom.”
Mbappé, no entanto, teve um papel importante no empate do Madrid, com um chute forte de longe que o goleiro só conseguiu desviar para Bellingham, que finalizou com perfeição para marcar seu quarto gol nos últimos quatro jogos do campeonato.
O Madrid empatou por apenas dois minutos antes de o Bilbao retomar a liderança por meio de Guruzeta, que roubou a bola quando Valverde se preparava para passar e chutou rasteiro para fora do alcance de Courtois.
Mbappé teve uma atuação desanimada nos momentos finais, com uma tentativa de invasão pela esquerda rapidamente bloqueada pela defesa do Bilbao, sob aplausos estridentes de seus torcedores exultantes.
Na temporada passada, o Real Madrid perdeu apenas duas vezes em todas as competições e conquistou a dobradinha LaLiga e Liga dos Campeões, mas esta foi a quinta derrota na temporada atual.
“Aos poucos, recuperaremos os jogadores (de lesões) e melhoraremos nosso nível”, prometeu Ancelotti.