O impacto instantâneo de Lionel Messi nos Estados Unidos continuou na terça-feira, quando ele marcou duas vezes na vitória de 4 a 0 do Inter Miami sobre o Atlanta United, levando seu time às oitavas de final da Copa da Liga.
O argentino, vencedor da Copa do Mundo, estreou como titular em seu novo clube depois de sair do banco e marcar um gol da vitória aos 94 minutos no jogo de sexta-feira contra o clube mexicano Cruz Azul.
Em seu primeiro jogo contra um clube da Major League Soccer, Messi foi simplesmente demais para o Atlanta enfrentar e ele iniciou um entendimento frutífero com o ala finlandês Robert Taylor, que se ajudou nos outros dois gols do Miami.
A Leagues Cup é um torneio que reúne todas as equipes de primeira linha da MLS e da Liga MX do México e com duas vitórias Miami lidera seu grupo e com sua chegada parecendo resolvida tão rapidamente, eles certamente acreditarão que podem obter seu primeiro troféu.
O Atlanta fatalmente começou o jogo jogando na linha alta, na esperança de comprimir o espaço para Messi, mas a abordagem simplesmente permitiu ao Miami escolher seus momentos para passar por cima e explorar o espaço atrás.
Foi por esse caminho que Messi colocou o time da casa na frente aos oito minutos, quando foi expulso por cima de seu ex-companheiro de Barcelona Sergio Busquets.
Messi invadiu a área e, embora seu chute rasteiro tenha acertado a trave, não errou no rebote, chutando de lado para o gol.
O sete vezes vencedor da Bola de Ouro dobrou a vantagem aos 22 minutos, o primeiro de três gols que o viram combinar com o ala finlandês Robert Taylor.
Messi correu na defesa do Atlanta antes de mudar para Taylor, que deslizou a bola de volta para o caminho do jogador de 36 anos que marcou.
Outra bola de Busquets por cima encontrou Messi, mas a bandeira de impedimento foi levantada depois que ele chutou direto para o goleiro do Atlanta, Brad Guzan.
O Miami fez 3 a 0, um minuto antes do intervalo, quando Messi serviu Benjamin Cremaschi, que habilmente jogou a bola para Taylor, que desafiou o ângulo fechado com um chute feroz.
Oito minutos após o intervalo, o Atlanta foi pego no contra-ataque quando um escanteio foi liberado para Messi, que correu do fundo de seu meio-campo antes de passar Taylor para a esquerda, que perfurou um chute rasteiro de dentro do poste mais distante.
A margem da vitória permitiu ao técnico argentino do Miami, Gerardo Martino, descansar Busquets e Messi, com o último substituído aos 78 minutos.
O companheiro de Messi na Argentina, Thiago Almada, teve uma chance de consolar o Atlanta, mas seu pênalti foi bem defendido pelo goleiro do Miami, Drew Callender.
LIBERADO
O Miami, último lugar na classificação da MLS, não vencia há 11 jogos do campeonato antes da chegada de Messi, mas parece totalmente transformado por seu impacto, junto com Busquets.
“A chegada deles deu muita confiança aos jogadores”, disse Martino, que há dez anos treinou a dupla no Barcelona.
“Os jogadores sentem-se mais apoiados, sentem que a responsabilidade é dos grandes jogadores e por isso sentem-se mais livres para jogar”, acrescentou.
Martino, que também treinou Messi com a seleção argentina, disse que seu triunfo na Copa do Mundo na última temporada lhe deu uma nova vida.
“Ele tirou um peso enorme de seus ombros com a seleção argentina. Você pode ver isso em tudo, em seu dia a dia, em suas declarações, na maneira como encara os jogos. Leo está liberado e podemos esperar mais deste tipo de desempenho”, acrescentou.
O Atlanta foi campeão da MLS em 2018 sob o comando de Martino, mas seu atual chefe, Gonzalo Pineda, disse que foi superado.
“Eles foram o melhor time… em momentos-chave eles não perdoaram. Contra jogadores como Messi você não pode cometer erros e nós os cometemos no primeiro, segundo e quarto gols”, disse ele.
Taylor, que explorou perfeitamente o espaço criado por Messi, foi merecidamente aplaudido ao deixar o campo.
“Toda vez que Leo tem a bola, temos alguns jogadores correndo atrás e isso cria muito espaço para todos os outros”, disse Taylor.
“Quero dizer, ele é o melhor jogador do mundo. Isso é o que ele faz – ele marca dois gols, marcou no último jogo, consegue outra assistência. É um sonho jogar com ele”, acrescentou.