O AC Milan derrotou o animado Rennes por 5 x 3 no total, apesar da derrota por 3 x 2 na segunda mão dos playoffs de quinta-feira, para chegar às oitavas de final da Liga Europa, onde terá a companhia dos ex-campeões europeus Benfica e Marselha.
Benjamin Bourigeaud marcou três gols pelo Rennes, incluindo dois pênaltis, mas gols de Luka Jovic e Rafael Leão garantiram que o Milan nunca corresse o risco de perder a vantagem de 3 a 0 na primeira mão.
O Benfica também derrotou adversários franceses, já que um empate 0-0 no terreno do Toulouse foi suficiente para garantir o apuramento da equipa portuguesa, após a vitória por 2-1 na primeira mão da semana passada, em Lisboa.
O Lens, que caiu da Liga dos Campeões para a fase eliminatória dos playoffs, se tornou o terceiro clube francês a ser eliminado, depois que o Freiburg se recuperou de uma desvantagem de dois gols e venceu por 3 x 2 após a prorrogação.
David Pereira da Costa e Elye Wahi colocaram o Lens no controlo da eliminatória, após um jogo inaugural sem golos, mas Roland Sallai marcou dois golos e forçou o prolongamento na Alemanha.
Michael Gregoritsch marcou o gol da vitória aos 99 minutos para o Freiburg.
O Marselha manteve vivo o interesse francês na competição ao recuperar de desvantagem e derrotar o Shakhtar Donetsk por 5-3 no total, após uma vitória por 3-1 no Velódromo.
Georgiy Sudakov marcou um pênalti no início do jogo em Marselha, antes que os anfitriões respondessem com o 31º gol recorde de Pierre-Emerick Aubameyang na Liga Europa.
Ismaila Sarr colocou o Marselha em vantagem aos 74 minutos e Geoffrey Kondogbia marcou o terceiro no final da partida de estreia de Jean-Louis Gasset como treinador, após a saída de Gennaro Gattuso.
O Qarabag, que venceu o Braga por 4-2 na semana passada, desperdiçou uma vantagem de dois golos depois de ficar reduzido a 10 jogadores, enquanto o adversário português levava a eliminatória para o prolongamento.
AJAX RASPAR ATRAVÉS
A seleção do Azerbaijão voltou à frente por intermédio de Matheus Silva, mas parecia destinada aos pênaltis quando o pênalti de Simon Banza fez o 3-1 na noite para o Braga.
Nariman Akhundzade mandou o Qarabag para a próxima rodada com um gol aos 122 minutos.
O Sporting apurou-se com um resultado total de 4-2, apesar do empate 1-1 em casa com o campeão suíço Young Boys.
O Sparta Praga recuperou a desvantagem de 3-2 da primeira mão ao marcar três golos, depois de Kaan Ayhan, do Galatasaray, ter visto o cartão vermelho e vencer o jogo da segunda mão por 4-1.
O Ajax ultrapassou o campeão norueguês Bodo/Glimt após a prorrogação para chegar às oitavas de final da Europa Conference League.
Depois de um empate 2-2 em Amesterdão, os gigantes holandeses saíram na frente quando Steven Berghuis marcou na primeira parte da segunda mão.
Mas o defesa-central Josip Sutalo foi expulso no início da segunda parte e o golo do empate de Patrick Berg levou o jogo para prolongamento, com um remate de Kenneth Taylor aos 114 minutos a colocar o Ajax em 4-3 no total.
O Dínamo Zagreb eliminou o Real Betis por 2-1 no total e o Union Saint-Gilloise da Bélgica derrotou o Eintracht Frankfurt, vencedor da Liga Europa de 2022, por 4-3 nas duas mãos.
O Olympiakos também seguiu em frente junto com os suíços do Servette, os noruegueses Molde e os austríacos Sturm Graz.
Os sorteios das oitavas de final de ambas as competições serão realizados na sede da Uefa, em Nyon, na sexta-feira.