Moçambique e Egipto tiveram um encontro emocionante na estreia do Grupo B na Copa das Nações Africanas de 2024, quando um pênalti de Mohamed Salah aos 97 minutos viu os Mambas e os Faraós dividirem os despojos em um empate de 2 a 2 no Stade Félix Houphouët Boigny em Domingo à noite.
⌚ FULL-TIME!
Both teams share the points as Egypt’s late goal cancels out Mozambique’s great comeback. 🤝#EGYMOZ | #TotalEnergiesAFCON2023 pic.twitter.com/aWLBDUcPdR
— CAF (@CAF_Online) January 14, 2024
Depois de um início de jogo brilhante, a pressão inicial do Egipto deu frutos aos 2 minutos, quando Mostafa Mohamed abriu a sua conta na Taça das Nações Africanas.
Com uma bola perigosa jogada na área, Mohamed aproveitou um remate de Mohamed Salah e colocou a bola no fundo da rede com desenvoltura.
Moçambique lutou para entrar no jogo depois de sofrer um golo, enquanto o Egipto trabalhava arduamente para recuperar a posse de bola no meio do campo. Salah continuou a puxar os cordelinhos do ataque para o Egipto à medida que o jogo avançava, enquanto Os Mambas lutava sob a energia e coragem do Faraó no ataque.
Moçambique criou algumas oportunidades de golo à medida que se aproximava o minuto 20, mas foi recebido por uma defesa agressiva dos Faraós. Aos 35 minutos disputados no Stade Félix Houphouët Boigny, o guarda-redes Mohamed El Shenawy evitou um potencial autogolo ao desviar um passe esquisito de Mohamed Hamdy por cima da trave.
Nenhuma das equipas conseguiu capitalizar os seus avanços ofensivos quando o intervalo chegou ao fim, com o Egipto a manter a pequena vantagem no intervalo.
Moçambique empatou 10 minutos após o recomeço, com Witi a juntar-se a Mohamed no marcador. Contra a corrente do jogo, o atacante recebeu uma bola curva para a área antes de acertar a bola com uma cabeçada astuta em direção ao poste esquerdo de El Shenawy.
Com o vento a favor, Os Mambas assumiram a liderança pouco antes da hora de jogo, cortesia do suplente Clésio Baque na segunda parte. Jogado para o gol com um passe da defesa no meio do campo, Baque se viu cara a cara com o goleiro egípcio antes de desviar a bola com facilidade.
Moçambique jogou sob o comando de Cosh durante grande parte do segundo tempo, depois de assumir a liderança, enquanto jogadores como Mohamed e Salah aumentavam a pressão durante a fase final do encontro.
O Egipto recebeu uma tábua de salvação aos 93 minutos da partida, com o VAR acionado para avaliar uma falta dentro da área de Moçambique. Com o árbitro apontando para o pênalti após se dirigir ao monitor da linha lateral, Salah garantiu um ponto para seu país.
O Egipto voltará agora a sua atenção para o Gana, no dia 18 de Janeiro, enquanto Moçambique enfrentará Cabo Verde no próximo jogo do Grupo B.
Egipto: (1) 2 (Mohamed 2′, Salah 97′)
Moçambique: (0) 2 (Witi 55′, Baque 58)
Egipto: El Shenawy, Hany (Kamal 66′), Abdelmonem, Hegazy, Hamdy Sharaf, Elneny (Ashour 77′), Fathi, Zizo, Salah, Mohamed, Trezeguet (Marmoush 66′)
Moçambique: Hernani Siluane, Mandava, Edmilson, Mexer, Domingos, Witi (Momade 81′), Amade, Guima (Nene 89′), Vilanculos (Baque 46′), Domingues (Langa 46′), Ratifo (Rei 66′)