O Newcastle United conseguiu seu primeiro lugar entre os quatro primeiros em duas décadas na temporada passada, mas no domingo tentará interromper outra seca quando o Liverpool visitar o St. James’ Park.
O Liverpool pode ter terminado abaixo do Newcastle na tabela do ano passado, mas os Reds mantiveram sua superioridade no confronto direto ao vencer a série da temporada para continuar seu domínio sobre os Magpies.
Os Reds estão invictos há 13 (9-0-4) contra os adversários do Nordeste de domingo. A última vitória do Newcastle sobre o Liverpool aconteceu em dezembro de 2015 por 2 a 0.
O gol de Fabio Carvalho nos acréscimos do segundo tempo decidiu a vitória em casa do Liverpool por 2 a 1 há quase um ano. O Newcastle perdeu dois gols e um homem aos 22 minutos do jogo de volta, em fevereiro.
“A noite de Anfield foi difícil e o jogo em casa foi doloroso de uma maneira diferente”, lembrou o técnico dos Magpies, Eddie Howe, na sexta-feira. “Eles são muito, muito bons naquilo que historicamente fazem há quatro ou cinco anos, mas estão construindo uma nova equipe com características ligeiramente diferentes no meio-campo. Sabemos que este é outro teste muito bom para nós.”
O Newcastle (1-1-0, 3 pontos) já dividiu dois jogos contra os primeiros colocados da última temporada, abrindo a campanha com uma vitória por 5-1 sobre o Aston Villa antes de sofrer uma derrota por 1-0 para o atual campeão da liga. Manchester City no último fim de semana.
Os dois gols de Alexander Isak no fim de semana de abertura fazem dele um dos oito jogadores com vários gols nas primeiras duas semanas da temporada.
O Liverpool (1-0-1, 4 pontos) procura regressar à competição da UEFA Champions League e talvez até lutar pelo título, depois do decepcionante quinto lugar do ano passado.
Depois do empate no fim de semana de abertura com o Chelsea, a vitória em casa por 3 a 1 sobre o Bournemouth no fim de semana passado, apesar de ter ficado reduzido a 10 jogadores logo após o intervalo, foi um bom começo.
Luis Diaz marcou o segundo gol da campanha, e Mo Salah e Diogo Jota também marcaram na vitória. E embora o novo contratado Alexander Mac Allister tenha sido expulso pelo que foi considerado uma conduta violenta no momento, os Reds terão o meio-campista defensivo disponível no domingo, após o recurso da decisão ter sido bem sucedido.
“Enorme, enorme”, disse o técnico Jurgen Klopp. “Não tive certeza depois do jogo. Quando vi as fotos, tive certeza de que não era um cartão vermelho. Mas isso não significa imediatamente que nosso apelo será bem-sucedido.”