O líder da Bundesliga, Bayern de Munique, perdeu por 3 x 1 fora de casa para o Mainz no sábado, dando ao Borussia Dortmund a chance de assumir a liderança.
O Dortmund recebe o Eintracht Frankfurt no final do dia e pode ter um ponto de vantagem com uma vitória, com cinco jogos restantes nesta temporada.
Perdendo por 1 a 0 no intervalo, graças ao primeiro gol de Sadio Mane desde outubro, o Mainz reagiu marcando três gols por Ludovic Ajorque, Leandro Barreiro e Aaron Martin.
O Bayern já venceu apenas duas em sete desde que trocou o técnico Julian Nagelsmann pelo ex-técnico do Dortmund e do Chelsea, Thomas Tuchel, no final de março.
O Bayern entrou na partida sob forte pressão, com o título da Bundesliga sendo o último troféu disponível após a eliminação da Liga dos Campeões na quarta-feira pelas mãos do Manchester City.
Depois de começar no banco contra o City, Mane e o veterano do Bayern, Thomas Mueller, foram convocados para o time titular por Tuchel.
Mané colocou a bola na rede aos 14 minutos, mas o chute foi anulado por impedimento.
Mane, que ficou de fora da última partida do Bayern na Bundesliga por suspensão após uma briga com o companheiro de equipe Leroy Sane, marcou logo depois, cabeceando um cruzamento de João Cancelo para Robin Zentner para o primeiro gol aos 29 minutos.
O Mainz, que foi treinado por Tuchel entre 2009 e 2014, reagiu após o intervalo, com Ajorque cabeceando à queima-roupa, após Yann Sommer não ter conseguido acertar um chute de Lee Jae-sung.
Um Bayern em estado de choque, que controlava o jogo até aquele momento, parecia desorganizado e o Mainz aproveitou para abrir o placar por meio de Barreiro apenas oito minutos depois.
Martin acrescentou mais seis minutos depois disso para selar a terceira vitória consecutiva do Mainz na liga sobre o Bayern em casa.
Na capital alemã, Marvin Ducksch marcou três gols na vitória do Werder Bremen sobre o Hertha Berlin, com uma vitória por 4 a 2 sobre o retorno do técnico da casa, Pal Dardai, ao banco de reservas.
Com o artilheiro Niclas Fuellkrug ausente devido a lesão, o companheiro de ataque Ducksch foi o destaque, marcando dois gols no primeiro tempo e um no segundo, deixando o Hertha em último lugar.
O Hertha trouxe de volta Dardai, que já salvou o clube do rebaixamento em 2021, na semana passada, mas o húngaro não conseguiu causar impacto imediato.
O Colônia ficou 10 pontos à frente das posições de rebaixamento com uma vitória por 3 a 1 sobre o Hoffenheim.
Gols no primeiro tempo de Florian Kainz e Davie Selke colocaram o Colônia no caminho para uma vitória crucial, com os dois times marcando um gol cada nos acréscimos do segundo tempo.
O Wolfsburg venceu por 5 a 1 em Bochum, graças a dois gols de Mattias Svanberg, além de gols de Jakub Kaminski, Patrick Wimmer e Luca Waldschmidt.
Sem vencer em três, o Bochum agora está apenas dois pontos à frente das vagas de rebaixamento.