Cole Palmer marcou quatro gols para colocar o Chelsea a uma curta distância dos seis primeiros colocados da Premier League, após uma vitória por 6 a 0 sobre o Everton na segunda-feira.
O internacional inglês tem sido uma estrela em uma campanha decepcionante para os Blues e empatou com os 20 gols do atacante do Manchester City, Erling Haaland, na Premier League, na corrida pela Chuteira de Ouro.
Palmer matou o jogo ao completar seu hat-trick 30 minutos antes de Nicolas Jackson também marcar antes do intervalo.
Um pênalti do primeiro gol de Palmer e Alfie Gilchrist pelo seu clube de infância fechou o placar no segundo tempo.
Apesar de uma série de oito jogos sem perder na Premier League, o Chelsea continua em nono, mas agora está apenas três pontos atrás do sexto colocado Newcastle, com um jogo a menos.
What a night. 💙#CFC | #CheEve pic.twitter.com/Z91DlZxG0u
— Chelsea FC (@ChelseaFC) April 15, 2024
E eles irão para a semifinal da FA Cup no sábado, contra o City, confiantes de que podem acabar com a busca do campeão pela segunda tripla consecutiva.
Uma derrota desmoralizante deixa o Everton ainda perigosamente colocado, apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento.
Os Toffees apelaram na segunda-feira de uma penalidade de dois pontos por quebrar as regras de sustentabilidade da Premier League, tendo também perdido mais seis pontos por outra acusação nesta temporada.
Como o Everton poderia fazer com o impulso de recuperar alguns dos pontos perdidos enquanto a batalha pela sobrevivência parece prestes a chegar ao limite.
Nottingham Forest visita Goodison Park em uma grande cesta de seis pontos de rebaixamento no domingo e os homens de Sean Dyche precisarão melhorar em ambos os lados do campo para prolongar sua permanência de 70 anos na primeira divisão.
Os visitantes sofreram um duro golpe antes do pontapé inicial, já que Dominic Calvert-Lewin ficou de fora devido a uma lesão no tendão da coxa.
Seu vice, Beto, desperdiçou uma chance gloriosa de abrir o placar ao de alguma forma desviar um cruzamento de Seamus Coleman à queima-roupa.
PALMER PARA JOGADOR DO ANO?
Palmer não foi tão indulgente do outro lado, pois defendeu mais uma vez ser coroado como o jogador do ano da Premier League.
A cidade deve se arrepender de ter deixado o jovem de 21 anos sair pelo que agora parece uma pechincha de £ 40 milhões (US$ 50 milhões) em setembro.
Palmer acertou Jarrad Branthwaite antes de trocar uma bela dobradinha com Jackson e marcar da entrada da área para abrir o placar.
Com Enzo Fernandez ausente devido a lesão, Mauricio Pochettino flanqueou Palmer e Jackson com Noni Madueke e Mykhailo Mudryk pela primeira vez como titular.
Everton não conseguiu conviver com a agudeza daqueles quatro atacantes e Palmer teve uma tarefa fácil de cabecear em seu segundo gol, depois que Jordan Pickford negou a Jackson um cruzamento de Mudryk.
O goleiro da Inglaterra teve então um momento para esquecer ao dar a posse de bola para Palmer, que indiferentemente acertou seu companheiro de equipe internacional com o pé direito mais fraco no meio do campo do Everton.
Ao contrário de Palmer, Jackson teve uma primeira temporada inconsistente no Chelsea, mas produziu um excelente toque e finalização para marcar seu 13º gol na temporada, perto do intervalo.
Uma noite rotineira para os homens de Pochettino ainda não foi isenta de drama quando lhes foi concedido um pênalti aos 15 minutos.
Tanto Madueke quanto Jackson tentaram assumir as funções de pênalti antes de serem removidos à força pelo capitão Conor Gallagher para entregar a bola a Palmer.
Ele acertou nove em nove cobranças de pênalti bem-sucedidas nesta temporada, elevando sua contagem na temporada nas cores do Chelsea e do City para 25.
Gilchrist, graduado da Academia, estava em campo há apenas alguns segundos quando acertou o sexto depois que Pickford defendeu o remate de Ben Chilwell.