Mauricio Pochettino deixou o cargo de técnico do Chelsea por consentimento mútuo, anunciou o clube da Premier League nesta terça-feira, encerrando o reinado do argentino no clube após uma temporada, apesar da recuperação tardia de sua sorte.
Pochettino ingressou no Chelsea antes da campanha de 2023-24, quando substituiu o técnico interino Frank Lampard, enquanto os novos proprietários do clube, Todd Boehly e Clearlake Capital, procuravam refrescar as coisas depois de terminarem em 12º lugar na temporada anterior.
Ele assinou um contrato de dois anos, com o clube tendo a opção de mais um ano, mas o jogador de 52 anos deixou agora o time do oeste de Londres após uma campanha turbulenta, apesar de uma recuperação tardia para terminar em sexto e garantir o futebol europeu para o próximo temporada.
“Em nome de todos no Chelsea, gostaríamos de expressar nossa gratidão a Mauricio pelo serviço prestado nesta temporada”, disseram os diretores esportivos Laurence Stewart e Paul Winstanley em comunicado.
“Ele será bem-vindo de volta a Stamford Bridge a qualquer momento e desejamos-lhe tudo de melhor na sua futura carreira de treinador.”
O ex-técnico do Paris St Germain e do Tottenham Hotspur, Pochettino, chegou depois que o Chelsea gastou mais do que qualquer clube da Europa na janela de transferências da próxima temporada no ano passado, gastando £ 400 milhões em contratações.
Boehly e Clearlake gastaram mais de um bilhão de dólares em jogadores desde que assumiram o comando do clube em 2022, com a maior parte dos gastos indo para jovens jogadores assinando contratos de longo prazo enquanto procuravam construir um time para o futuro.
TERCEIRO GERENTE
Pochettino foi o terceiro técnico permanente do Chelsea sob o novo comando, depois de Thomas Tuchel e Graham Potter e os jogadores terem demorado para se firmar enquanto o clube lutava para estabelecer uma sequência nos primeiros meses, ficando em 12º lugar em uma fase.
Mas Pochettino deu a volta por cima quando os jogadores voltaram de lesão e perderam um dos últimos 15 jogos, vencendo os últimos cinco consecutivos para subir ao sexto lugar e se classificar para a Europa.
O Chelsea se classificou para a Conference League, mas jogará na Liga Europa se o Manchester City, campeão da Premier League, vencer a final da FA Cup contra o Manchester United, no sábado.
As especulações eram abundantes que Pochettino deixaria o cargo após um ano no cargo, mas ele permaneceu calado sobre seu futuro quando questionado após o último jogo da temporada, no domingo.
O argentino manteve silêncio sobre os ‘rumores’ de sua saída, mas disse no domingo que jantou com Boehly.
“Obrigado ao grupo proprietário do Chelsea e aos diretores esportivos pela oportunidade de fazer parte da história deste clube de futebol”, disse Pochettino na terça-feira.
“O clube está agora bem posicionado para continuar a avançar na Premier League e na Europa nos próximos anos.”