- O atacante do Real Madrid ao defender a Seleção oferece um recorde desconhecido no futebol espanhol: deixa de lado polêmicas, provocações e arrogância
- No Brasil, Vinicius tem imagem impecável e, na curta passagem pelo Flamengo, só teve problemas com a ‘torcida’ do Botofogo
Existe apenas um Vinicius, mas com registros diferentes . E o que oferece quando veste a camisola ‘verdeamarela’, que tantos ‘craques’ defenderam ao longo da história, não se parece em nada com o que todos os seus adversários têm de sofrer quando joga no Real Madrid .
E qual seria o motivo dessa suavização da imagem e do comportamento de Vinicius? Uma primeira conclusão poderia estar relacionada à cultura e aos valores que a Seleção sempre exaltou e simbolizou , que, mesmo nas horas baixas, se apresenta como a quintessência do futebol bem jogado, a exaltação da estética do jogo, colocada em pratique com jovialidade e um sorriso.
Podem jogar melhor ou pior, mas a ‘Canarinha’ quer ser uma equipa simpática (imagem que, em geral, o povo brasileiro também gosta de transmitir). Não tem nada a ver com o espírito corajoso que, em muitas etapas de sua história, alimentaram outras seleções sul-americanas como Argentina, Uruguai e Chile.
O ambiente que rodeia a ‘Canarinha’ não tem qualquer ligação com o gerado pela Caverna de Madrid. Tudo, com o Brasil, é mais apelativo e descontraído, embora a pressão para vencer seja sufocante.
Apenas Neymar Jr., que desde que saiu do Barcelona se dedicou à luta contra os moinhos de vento , quebrou o paradigma do ‘craque’ que gera empatia pelo futebol que cria, personificado, por exemplo, por Ronaldinho Gaúcho ou Ronaldo .
Vinicius, com o Brasil, tem a obrigação de divertir e fazer as pessoas se divertirem. E é isso que ele está tentando fazer. Quando se deparou com situações muito duras, a sua reação, por mais turbulenta que fosse, não evocou o que ele próprio dá feedback no Real Madrid.
Um exemplo deles foi o Argentina-Brasil, qualificação para o Qatar 2022, disputado em novembro de 2021 em San Juan, e que terminou empatado (0 a 0). As duas equipes se enfrentaram depois que a Albiceleste realizou o Maracanã na final da Copa América daquele ano. A partida foi muito dura, com os argentinos se utilizando de uma violência e imprudência que lembrava épocas passadas. Nem mesmo nesses Vini perdeu a paciência . A partir daquele dia, a cotovelada selvagem de Otamendi em Raphinha , que ainda era jogador de futebol do Leeds United, permaneceu impune.
O tropicalismo do Flamengo
Vinicius veio da pedreira do Flamengo , que, nos últimos anos, se especializou em formar jogadores muito bons, como Lucas Paquetá, João Gomes ou Matheus França . O clube vive sob a marca deixada por Zico , um dos grandes nomes do futebol brasileiro.
O Flamengo, assim como os outros três grandes clubes cariocas (Vasco da Gama, Fluminense e Botafogo), sempre foi sinônimo de abraçar o futebol bem jogado. O Rio de Janeiro é a capital do jogo lento (o clima tropical é um dos motivos) e do domínio técnico. No plano teórico, é a antítese do jogo acirrado de clubes como o Grêmio, de Porto Alegre, ou o Corinthians, de São Paulo.
Vinicius treinou, portanto, em um dos clubes que melhor lida com a bola , no qual é muito importante vencer, mas jogando bem. E, na sua curta passagem pela equipa principal, desde que saltou para o Real Madrid aos 18 anos, concentrou-se em jogar numa equipa que, na época seguinte, venceria quase tudo com o português Jorge Jesus no comando. .
Com a camisa rubro-negra, Vini teve apenas dois encontros com o Botafogo em clássicos da rivalidade regional. Provocou, mas no que no Brasil foi entendido como um episódio sem maiores significados, sofreu ataques racistas noticiados pela imprensa carioca e, em um dos jogos, acabou expulso por cartão vermelho direto, em jogada em que se lançou com os dois pés à frente onde sempre havia a dúvida se escorregava ou não.
Assim como aconteceu com a Seleção, seu comportamento durante a passagem pelo Flamengo (clube do qual ainda é torcedor) não tem ligação com seu histórico merengue . Então, alguma coisa está a acontecer em Madrid e no Bernabéu.