Paris Saint-Germain e Porto se classificaram para as oitavas de final da Liga dos Campeões na quarta-feira, com o Newcastle sendo eliminado da Europa depois de perder por 2 a 1 em casa para o AC Milan.
O PSG empatou em 1 x 1 com o Borussia Dortmund, vencedor do Grupo F, e se classificou como vice-campeão, depois que o Milan recuperou de uma desvantagem para vencer o Newcastle em St James’ Park e eliminar a equipe de Eddie Howe.
O Newcastle, que precisava vencer e que o PSG perdesse pontos para manter viva sua primeira campanha na Liga dos Campeões em 20 anos, assumiu a liderança com um gol brilhante de Joelinton no primeiro tempo.
Mas Christian Pulisic empatou aos 60 minutos e o substituto Samuel Chukwueze partiu os corações do Newcastle com um golo da vitória aos 84 minutos, embora não tenha sido suficiente para o Milan superar o PSG.
“Demos tudo para a partida. Não posso pedir mais nada (em termos de) comprometimento, esforço, esforço físico. Infelizmente para nós não foi assim”, disse Howe.
Os campeões franceses, em risco de serem eliminados pela primeira vez na fase de grupos desde a aquisição do Catar em 2011, ficaram para trás quando Karim Adeyemi marcou no início do segundo tempo na Alemanha.
Warren Zaire-Emery veio em socorro do PSG cinco minutos depois, depois que Kylian Mbappe entrou na área, seu passe foi desviado para o adolescente que avançou em direção ao gol antes de acertar um chute forte.
Mbappe, cujo futuro no PSG voltará a estar em foco em janeiro, teve um remate anulado por impedimento, mas o ponto foi suficiente para os visitantes, que terminaram empatados em pontos com o Milan, mas progrediram graças a um melhor confronto direto. saldo de gols de cabeça.
“Estamos longe do artigo finalizado”, disse o capitão do PSG, Marquinhos. “Teremos que nos preparar bem e nos preparar melhor porque adversários maiores estão a caminho.”
LINE-UP COMPLETO DO PORTO PARA KNOCKOUTS
O Porto chegou aos oitavos-de-final à custa do Shakhtar Donetsk, após uma vitória por 5-3 sobre os ucranianos.
Os anfitriões só precisavam de evitar a derrota no Estádio do Dragão para passarem do Grupo H com o Barcelona, e um golo madrugador de Galeno colocou o Porto na frente.
Danylo Sikan empatou com o Shakhtar, mas Galeno marcou novamente antes de Mehdi Taremi fazer o 3-1 para os portugueses.
Um autogolo deu ao Shakhtar uma tábua de salvação, mas Pepe, de 40 anos, acalmou os nervos do Porto com o quarto golo da sua equipa e Francisco Conceição encerrou o jogo, com Eguinaldo a conseguir uma consolação tardia.
“No Porto nunca jogamos pelo empate, embora esse resultado também nos convém. O treinador disse que este jogo seria como uma final e que tínhamos de vencer. Missão cumprida”, disse Galeno à CNN Portugal.
O Royal Antwerp conquistou a famosa vitória por 3 a 2 sobre o Barcelona, com George Ilenikhena marcando a vitória nos acréscimos.
Os belgas lideraram por duas vezes graças a golos de Arthur Vermeeren e Vincent Janssen, mas o Barcelona respondeu através de Ferran Torres e Marc Guiu, que pareciam ter conseguido o empate perante o heroísmo de Ilenikhena.
O Manchester City tornou-se apenas o segundo clube inglês a vencer todos os seis jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões, com uma vitória por 3-2 sobre o Red Star Belgrado.
Micah Hamilton e Oscar Bobb, de 20 anos, marcaram seus primeiros gols pelo clube, antes de Hwang In-beom reduzir para o campeão sérvio.
Kalvin Phillips marcou seu primeiro gol no City com um pênalti tardio, enquanto Aleksandar Katai marcou um consolo para o Red Star nos descontos.
O atual campeão City já havia conquistado a primeira posição do Grupo G, à frente do RB Leipzig, que venceu o Young Boys da Suíça por 2 a 1 em casa.
Benjamin Sesko e Emil Forsberg marcaram os gols do Leipzig em ambos os lados do empate de Ebrima Colley, em um período frenético de cinco minutos no segundo tempo.
O Atlético selou o primeiro lugar no Grupo E com os gols de Antoine Griezmann e Samuel Lino na vitória por 2 a 0 sobre a vice-campeã Lazio.
O Celtic encerrou uma série de 15 jogos sem vitórias na fase de grupos, com um cabeceamento tardio de Gustaf Lagerbielke que valeu à equipe de Brendan Rodgers uma vitória por 2 a 1 sobre o Feyenoord.
O pênalti de Luis Palma no primeiro tempo colocou os escoceses na liderança, mas a sequência de derrotas parecia destinada a continuar quando Yankuba Minteh empatou a oito minutos do fim.