Rodrygo marcou o golo da vitória do Real Madrid por 2 x 1 sobre o Rayo Vallecano na quarta-feira e ergueu o punho para o companheiro de equipe Vinicius Junior.
O lateral brasileiro Vinicius recebeu ofensas racistas contra o Valencia no domingo, mas estava assistindo do camarote do presidente por causa de um problema no joelho.
Rodrygo marcou aos 89 minutos para colocar o Madrid em segundo e baixou a cabeça enquanto levantava o punho em uma saudação “Black Power”.
Karim Benzema colocou o Real Madrid na liderança no primeiro tempo, antes de Raul de Tomas empatar para os visitantes no Santiago Bernabéu, com Rodrygo decidindo o jogo na fase final.
A vitória colocou o Real Madrid em segundo lugar, um ponto acima do rival Atlético de Madrid, que empatou em 3 x 3 com o Getafe na quarta-feira.
Vinicius não esteve presente em campo, mas não ficou longe dos pensamentos dos jogadores, já que o Real Madrid se alinhou antes do jogo vestindo a camisa 20 em gesto de apoio.
O atacante foi expulso contra o Valencia e, embora o cartão tenha sido revogado na noite de terça-feira, ele não conseguiu se recuperar de um problema no joelho para jogar.
Foi a primeira vez que o Real Madrid jogou desde o abuso e muitas estrelas do esporte e outras figuras importantes em todo o mundo ofereceram seu apoio a Vinícius.
Os torcedores entoaram seu nome após 20 minutos e uma faixa em uma arquibancada dizia “Somos todos Vinicius, já chega!”
“Acho que todos no futebol, não apenas no futebol, em todo o esporte, no mundo inteiro, (reagindo a) essas ações, elas não deveriam ser permitidas”, disse Dani Carvajal, zagueiro do Real Madrid, à Movistar após o jogo.
“Temos que melhorar todos, tentar fazer com que isso não aconteça, porque no final não é justo.”
Benzema abriu o placar ao passar a bola ao redor do goleiro após Fede Valverde passar por cima dele.
O Real Madrid criou mais algumas chances notáveis em um desempenho monótono, com a equipe de Carlo Ancelotti sem um golo claro nas últimas semanas da temporada.
O Rayo revidou por intermédio de De Tomas, e o ex-jogador juvenil do Real Madrid não comemorou o golo.
Rodrygo dirigiu bem da entrada da área para garantir que o Real Madrid risse por último e trouxe Vinicius de volta ao foco com sua comemoração.
“Ele está indo bem, todo o apoio que recebeu nos últimos dias é bom para ele”, disse Ancelotti aos repórteres.
“Se ele não tivesse o problema no joelho, certamente teria jogado.
“Vamos ver como ele está amanhã e sexta-feira para ver se jogamos contra ele no sábado.”
Ancelotti disse que não viu a comemoração de Rodrygo.
“Não vi o gesto, mas todos os jogadores estão próximos do Vini, sentem essa questão, ele está muito afetado nesse sentido.
“Eles são muito amigos, tem sido um pouco difícil para o Vini tudo o que aconteceu, e foi para mostrar a proximidade dele com um companheiro de equipe.”
OBJETIVOS
O Villarreal manteve vivas as esperanças de qualificação para a Liga dos Campeões com uma vitória por 2 x 0 sobre o Cádiz, diminuindo a diferença para o quarto colocado Real Sociedad para cinco pontos.
O Atlético abriu uma vantagem de três golos contra o Espanyol em Cornella, mas os anfitriões lutaram para ganhar um ponto, embora agora estejam três atrás do Cadiz, 17º colocado.
Saul, Yannick Carrasco e Antoine Griezmann marcaram para a equipe de Diego Simeone, que foi letal no contra-ataque contra o Espanyol, lutando por suas vidas.
O time catalão não desistiu e Cesar Montes, Joselu e Vinicius Souza empataram em 15 minutos no segundo tempo.
A vitória do Getafe por 1 x 0 sobre o Real Betis colocou o time na 16ª posição, embora esteja empatado em 38 pontos com Cádiz, 17º, e Valladolid, 18º, estabelecendo duas rodadas finais estressantes na última posição.